Síndrome de Burnout: veja detalhes desse distúrbio psiquiátrico pouco conhecido entre a população


Caso você esteja sempre sentindo um enorme esgotamento, seja física ou mentalmente, por conta de seu trabalho, saiba que esses são alguns sintomas da chamada Síndrome de Burnout, um distúrbio psiquiátrico pouco conhecido entre a população e que pode ser confundido com problemas semelhantes.

Uma pessoa que sofreu com essa síndrome foi a médica e escritora Renata Corrêa. A oftalmologista tinha uma rotina puxada até alguns anos atrás: trabalhava das sete da manhã até as nove da noite e ainda precisava tomar conta de sua casa e dos seus dois filhos. E admitiu que chegou a um momento em que não suportou tamanha pressão.

“Ser médica, pra mim, era realmente uma vocação, era algo que eu amava. E de repente, comecei a não me sentir mais feliz fazendo aquilo, eu me sentia triste na maior parte do tempo, angustiada, questionando todas as escolhas que eu tinha feito. E foi nesse momento que descobri que não pode ta certo” disse.

Corrêa decidiu procurar ajuda após, um dia, ter uma crise de choro que a forçou a ir embora mais cedo do trabalho. Foi a partir daí que descobriu que tinha a Síndrome de Burnout. E precisou realizar um ano de tratamento para ser considerada curada pelos médicos.

A própria médica lembra que o problema pode ser facilmente confundido com crises de ansiedade e depressão.

“A Síndrome de Burnout ainda é pouco conhecida. Como tem sintomas muito parecidos com ansiedade e depressão, pro próprio paciente explicar o que ele ta sentindo pro médico e psiquiatra compreenderem o que ele ta sentindo, às vezes isso demora” comentou.

Para tratar o problema, a médica, por exemplo, decidiu abrir um consultório próprio, que permitia uma maior flexibilidade de seus horários. Mas a principal solução do problema veio por meio de outra paixão: a escrita. Corrêa acabou se tornando escritora e já lançou três livros de sua autoria.

“A psicóloga falou pra mim: ‘você precisa fazer coisas que te deem prazer’. Na hora, me lembrei da literatura. Sentei um dia pra escrever e de repente, tinha escrito o primeiro capítulo de um romance: Contra Todas as Probabilidades, escrito em pouco mais de 30 dias, em uma época que ainda tava doente. Eu me transportava pra esse mundo, onde não existiam problemas”, disse.

Informações: Rodrigo Silva