TV Vitoriosa percorre UPAs de Uberlândia para verificar porque não estão funcionando

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Falando em Saúde Pública, a TV Vitoriosa fez um giro pela cidade de Uberlândia a fim de mostrar como está a situação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e por que até hoje nenhuma delas está funcionando.

A UPA Norte, no Bairro Pacaembu, está concluída, porém não foi entregue para o povo. A alegação seria falta de alguns equipamentos técnicos para a unidade.

Já na UPA Sul, no Bairro Novo Mundo: a coisa é mais séria . Além de não concluir a obra, a empresa construtora, mesmo querendo, não consegue por falta de pagamento.

Veja na reportagem de André Silva

Nota da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, após conclusão do relatório técnico feito pela nova administração – repassado para o Ministro da Saúde durante visita a Uberlândia – foram encontrados problemas graves na Unidade de Pronto-Atendimento Norte (Pacaembu) com 25 irregularidades técnicas – sendo 12 de aspectos críticos – que impossibilitam o funcionamento da unidade, colocando em risco a vida da comunidade e dos profissionais.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que, para fazer as correções seguindo todas as normas exigidas, seria necessário um investimento de R$ 2,5 milhões e mais seis meses de obra. Em relação à UPA Novo Mundo, que teve as obras paralisadas ainda em 2016, a secretaria informa que recebeu a unidade com 73% das obras concluídas e apresenta pendências e falta de instalações, como implantação dos gases medicinais, finalização da parte elétrica e irregularidades na estrutura.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que tem trabalhado para encontrar soluções diante dos inúmeros desafios encontrados na saúde, priorizando a regularização dos pagamentos em atraso dos profissionais da saúde e o abastecimento da rede, mas não deixa de buscar alternativas para realizar a adequação das irregularidades da UPA Norte e a retomada das obras da UPA Novo Mundo, visando atender às necessidades da população.

LEIA TAMBÉM!