Uberlândia recebe 10ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadore/as Negros/as (Copene)


Uberlândia recebe a partir desta sexta-feira, 12, o X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene). O evento é promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs).

A solenidade de abertura do Copene ocorre na Casa Garcia, que fica na Av. Maria Silva Garcia, 402, Bairro Granja Marileusa, na noite desta sexta-feira. Já as demais atividades ficarão concentradas em diversos pontos do Campus Santa Mônica da UFU.

O tema central do Copene será “Reexistência Intelectual Negra e Ancestral: 18 Anos de Enfrentamento”, baseado no livro “Letramentos de (Re) existência – Poesia, Grafite, Música, Dança: Hip-hop”, de Ana Lúcia Silva Souza.

De acordo com as palavras da autora, nas práticas culturais do hip hop, ocorre um “letramento de reexistência”, termo utilizado para enfatizar a singularidade, uma vez que se percebe que a intelectualidade negra tem criado novas formas de entender e realizar a pesquisa científica.

Paralelamente ao Copene, também ocorrerá I Encontro Nacional de Gestores/as de Promoção da Igualdade Racial. As atividades dos eventos se encerram na próxima quarta-feira, 17.

Clique aqui para acessar a programação completa do Copene.