Vistoria de vans escolares e de fretamento é prorrogada até 22 deste mês

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

O período de inspeção semestral das vans que atuam no transporte escolar ou em fretamento foi prorrogado até 22 de setembro. O prazo regulamentar havia se encerrado em 30 de agosto, só que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) estendeu o tempo conforme publicação do Diário Oficial do Município desta semana.

O último levantamento feito pelo Núcleo de Serviços de Taxi e Transportes Diversos da Settran aponta que 465 veículos de um total de 640 já foram vistoriados. A inspeção é obrigatória para os motoristas permissionários. Após o prazo estipulado, fiscais da secretaria poderão autuar e recolher as vans que estiverem sem certificação. “Nossas equipes estarão nas ruas para fiscalizar e os motoristas de vans não vistoriadas serão autuados e poderão ter seus veículos recolhidos”, explicou o diretor de Fiscalização e Transportes da Settran, Ubiratan Floriano.

O objetivo do serviço é garantir que os veículos tenham plena capacidade de transportar alunos por Uberlândia com segurança e conforto. São verificados itens como parte mecânica, pneus, faróis, direção, condição dos estofamentos, freio, extintor, tacógrafo, quitação de taxas e impostos.

Processo Legal

A vistoria das vans escolares em Uberlândia é uma determinação do decreto lei 7.328/97. A multa aos flagrados circulando irregularmente é de R$ 305,44. O condutor ainda fica impedido de prestar o serviço até que faça a inspeção de forma imediata. Além disso, obrigatoriamente, a secretaria abre um processo administrativo contra o prestador e, dependendo do resultado, o motorista será impedido de renovar a permissão de transportador escolar na cidade por determinado período.

Como agendar

Os motoristas devem procurar o Núcleo de Serviços de Taxi e Transportes Diversos (rua Maria Dirce ribeiro, 476 – bairro Santa Mônica). Após apresentação dos documentos exigidos, devem agendar a vistoria por telefone dentro do prazo estabelecido para o processo. Para mais informações, 3231-5634 ou 3231-3563.

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!