Governo de Minas sanciona lei que reconhece símbolo de identificação das pessoas com doenças raras


Cordão de fita com desenho de mãos coloridas sobrepostas por uma silhueta humana
visa a facilitar a identificação e o atendimento desse grupo

Minas Gerais dará mais um importante passo para se tornar um estado ainda mais inclusivo para as pessoas com doenças raras. Neste sábado (19/7), foi publicada, no Diário Oficial, a lei que reconhece oficialmente o cordão de fita com desenho de mãos coloridas sobrepostas por uma silhueta humana como símbolo de identificação para pessoas com doenças raras.

A medida visa a promover maior visibilidade, respeito e melhores condições de atendimento a esse grupo da população. “Quem nunca passou por isso talvez ache que é só uma fita. Mas quem já precisou explicar, no meio da pressa, no meio do julgamento, no meio da dor, por que seu filho não pode esperar, por que precisa de atenção urgente, sabe exatamente o que esse cordão significa. Ele é um gesto de empatia, um alerta, uma forma de dizer: ‘eu estou aqui e a minha vida importa’. É o que transforma olhares de estranhamento em gestos de cuidado. É o que permite que uma criança rara possa ser reconhecida, respeitada e protegida!

A partir de hoje, em Minas Gerais, esse símbolo tem força de lei! E mais do que isso: tem o peso da nossa escolha coletiva de enxergar essas pessoas, de acolher os mais vulneráveis, de agir com humanidade! Esse cordão vai mudar vidas. Vai evitar humilhações. Vai salvar crianças de crises, de traumas, de emergências que não podem esperar.

“Como pai de uma criança com doença rara, eu sei o que ele representa”, destaca o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro. O detalhamento sobre a importância da medida e o que muda a partir dela será apresentado à imprensa, nesta segunda-feira (21/7), pelo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, e pelo deputado estadual Zé Guilherme, autor da proposta que deu origem à lei.

O evento acontece na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), às 9h. O símbolo
O símbolo para doenças raras é uma mão com raios multicoloridos, criado pela Eurordis, a Organização Europeia para Doenças Raras. A mão representa a humanidade, solidariedade e apoio, enquanto as cores vibrantes simbolizam a diversidade de doenças raras e a esperança de expansão da conscientização e apoio.