Governo do Brasil autoriza financiamento de R$ 1,73 bilhão para mobilidade urbana de Minas Gerais pelo Novo PAC


Estado teve 19 propostas habilitadas nas linhas de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e de Renovação de Frota. Ao todo, foram aprovadas propostas de 12 estados, com potencial de R$ 9,78 bilhões em investimentos

A mobilidade urbana de Minas Gerais vai receber uma injeção de R$ 1,73 bilhão por meio do Novo PAC. O estado teve 19 propostas habilitadas e consideradas aptas para a pré-seleção nas linhas de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e de Renovação de Frota. O resultado do Novo PAC Seleções 2025 foi revelado na sexta-feira, 29 de agosto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no município mineiro de Contagem. São R$ 9,78 bilhões previstos em financiamentos em 12 estados.
 

Na modalidade Mobilidade Grandes e Médias Cidades, o estado de Minas Gerais teve habilitada a proposta de ampliação da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte, no Trecho Novo Eldorado e Beatriz. O financiamento autorizado é de mais de R$ 1 bilhão. Na mesma modalidade, o município de Poços de Caldas recebeu sinal verde para o financiamento de R$ 22,2 milhões para a implantação de abrigos de ônibus, e Ipatinga recebeu R$ 39,9 milhões para implantação de terminais de integração.
 

Para Renovação de Frota, 16 propostas mineiras foram aprovadas: 15 pelo setor privado e uma pelo setor público. Três propostas contemplam somente Belo Horizonte, no valor de R$ 40,3 milhões de financiamento, para a aquisição de 43 ônibus Euro 6 movidos a diesel. As outras propostas privadas incluem, ainda, 10 ônibus do mesmo tipo para Cataguases (no valor de R$ 6,9 milhões); 10 para Uberlândia (R$ 9,5 milhões), 22 para Pouso Alegre (R$ 16,2 milhões), 12 para Ibirité (R$ 9,6 milhões), 12 para João Monlevade (R$ 9,1 milhões), 20 para Santa Luzia (R$ 14,3 milhões), 25 divididos entre Betim, Belo Horizonte e Contagem (R$ 18,7 milhões), 42 para Itaúna (R$ 33,2 milhões), 66 para Nova Lima, Vespasiano e Lavras (R$ 57,1 milhões), sete para Contagem e Belo Horizonte (R$ 5,6 milhões), nove para Nova Lima (R$ 6,8 milhões).
 

No setor público, há a proposta para aquisição de 190 ônibus elétricos para Belo Horizonte, no valor de R$ 425 milhões.
 

REFROTA – No Refrota Setor Público, programa de renovação de frotas, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão, e 74 do setor privado, no valor de R$ 2,47 bilhões. Ao todo são 86 propostas correspondentes a R$ 3,74 bilhões. O montante pode variar de acordo com a avaliação dos agentes financeiros. Estados, municípios e empresas privadas ainda podem encaminhar novas propostas.

Confira os estados e os valores autorizados para financiamento por meio do eixo Mobilidade Grandes e Médias Cidades

REFROTA – No Refrota Setor Público, programa de renovação de frotas, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão, e 74 do setor privado, no valor de R$ 2,47 bilhões. Ao todo são 86 propostas correspondentes a R$ 3,74 bilhões. O montante pode variar de acordo com a avaliação dos agentes financeiros. Estados, municípios e empresas privadas ainda podem encaminhar novas propostas.
 

No Refrota Setor Público, foram habilitadas 12 propostas, que podem chegar a R$ 1,27 bilhão: veja os estados contemplados

PRÓXIMOS PASSOS – Com a habilitação das propostas pelo PAC Seleções 2025 – Mobilidade Urbana, os estados e municípios devem apresentar aos agentes financeiros a documentação técnica necessária para a análise de viabilidade, incluindo avaliação de risco/endividamento e os projetos de engenharia. Com a validação, as propostas passam para a etapa de seleção final, a ser publicada pelo Ministério das Cidades.
 

CONDIÇÕES – As linhas de financiamento oferecidas com recursos do FGTS têm condições especiais: juros de 5,5% ao ano para sistemas sobre trilhos e de 6% ao ano para os demais, além de prazos de amortização que podem chegar a 30 anos para transporte sobre trilhos, com carência de até 48 meses.
 

O QUE ENVOLVE – Entre os tipos de investimentos possíveis no Mobilidade Grandes e Médias Cidades estão BRTs, metrôs, VLTs, corredores exclusivos, terminais, ciclovias integradas ao transporte público e sistemas de transporte inteligente. No Refrota 2025, estão ônibus elétricos, veículos padrão Euro 6, material rodante para trilhos e barcos para transporte aquaviário, além de sistemas e equipamentos de apoio operacional.