Início da era SAF: Uberlândia Esporte Clube promete intensidade e profissionalismo em 2026


Por Wander Tomaz

Esta segunda-feira (1º) é a data marcada para o início oficial dos trabalhos do Uberlândia Esporte Clube SAF na temporada 2026. Um ano que promete ser intenso, com uma combinação de competições estaduais, nacionais e diversas disputas nas categorias de base. A ansiedade da torcida é enorme, e não poderia ser diferente.

Embora o início oficial esteja previsto para hoje, a verdade é que o trabalho já começou há algum tempo. Por estratégia, o Verdão evita divulgar detalhes, mas há muito adiantamento nos bastidores: atletas já estão na cidade, exames clínicos foram realizados e toda a comissão técnica trabalha diariamente no CT Ninho do Periquito. Aliás, estou ansioso para conferir de perto as melhorias e os investimentos feitos em todos os departamentos. Há informações de que um valor significativo foi aplicado na aquisição de maquinários modernos para o cuidado dos quatro campos, além da ampla reforma e modernização do prédio que abriga vestiários, rouparia, restaurante, academia e demais setores.

Comissão Técnica

O Uberlândia Esporte Clube SAF ainda não anunciou oficialmente, mas apurei com fontes ligadas ao esporte que Lenísio Teixeira, um dos maiores jogadores de futsal de todos os tempos, está contratado e fará parte da comissão técnica de Jorge Castilho. Ele será um dos três analistas de desempenho que trabalharão diariamente ao lado do treinador.

Falar de Lenísio em poucas linhas é difícil. Ele é gigante pela carreira que construiu: cinco vezes artilheiro da Liga Nacional, pentacampeão da competição, campeão mundial de clubes e também pela seleção brasileira. Seus feitos dentro das quadras merecem um capítulo à parte. No ano passado, Lenísio foi analista de desempenho do Jaraguá, campeão da Liga Nacional de Futsal, em final contra o Praia Clube Uberlândia.

Cadê os atletas da Série B?

É importante pontuar: o Campeonato Brasileiro Série B terminou no dia 23 de novembro. O atleta tem direito a, pelo menos, 15 dias de descanso. É necessário permitir que o corpo se recupere antes de iniciar uma nova carga de treinamentos. Caso contrário, o risco de fadiga e lesões aumenta consideravelmente.

Ainda assim, acredito que cerca de 80% do elenco estará em campo já na próxima segunda-feira.

E as contratações ‘bilheteria’?

Durante a passagem de Fábio Mineiro pelo comando do Athletic, a equipe de São João del-Rei sempre contou com jogadores de grande nome nacional, e Sebastián “Loco” Abreu foi apenas um deles. Acredito que contratações desse porte estejam sendo negociadas neste momento. No entanto, atletas desse nível costumam decidir seu destino somente nos últimos instantes. E convenhamos: não é simples convencer um jogador de Série B a disputar a quarta divisão do futebol brasileiro.

Mesmo assim, acredito que o torcedor deve, sim, esperar um presente ou quem sabe, mais de um.

Nova boutique do clube

Em breve, será inaugurada a loja oficial personalizada do Uberlândia Esporte Clube SAF, no Center Shopping. O nome escolhido é simples e perfeito: Loja do Verdão. A nova gestão do clube busca unir forças, não dividir. Prova disso é que a Verdão Mania, no Juca Ribeiro, continuará autorizada a comercializar todos os produtos oficiais do UEC, mesmo com a chegada da loja oficial no shopping.

Eu acredito no trabalho

Não me preocupo com a lista de nomes divulgados até aqui. Eu acredito em projeto, em organização, em trabalho profissional e contínuo. Jorge Castilho terá à disposição dois preparadores físicos, dois preparadores de goleiros, três analistas de desempenho, um auxiliar técnico e uma equipe completa de profissionais da área da saúde.

Além disso, viagens aéreas estão garantidas, reduzindo o desgaste dos atletas nas longas distâncias. Estrutura de trabalho e logística são reforços tão importantes quanto qualquer contratação. E, para 2026, o Uberlândia Esporte Clube SAF terá exatamente isso: estrutura, planejamento e profissionalismo. Futebol não é ciência exata, nem receita de bolo. Mas, quando começa organizado e com grande estrutura, fica mais fácil conseguir os objetivos.