Reprodução redes sociais
Taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até dia 31
Estão abertas as inscrições para a estreia da Prova Nacional Docente (PND), que podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 25. Os interessados devem se registrar exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No momento da inscrição, o candidato deve preencher suas informações pessoais, selecionar a cidade onde realizará o exame e confirmar a participação.
Durante esse período, também é possível solicitar o uso do nome social para pessoas transgênero, além de requerer atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com deficiência. Esses pedidos precisam ser feitos na hora da inscrição.
Acesse o edital completo.
Taxa de inscrição
O valor da taxa para participar da chamada “CNU dos Professores” é R$ 85,00. O pagamento pode ser efetuado até 31 de julho por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga em bancos, lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix utilizando o QR Code disponível no boleto.
Os candidatos que solicitaram isenção da taxa, conforme critérios do edital, já podem conferir o resultado na Página do Participante da PND, acessando com seu login no portal Gov.br.
Acompanhe as novidades pelo canal da Agência Brasil no WhatsApp
Quem pode participar
Podem se inscrever estudantes que estejam finalizando cursos de licenciatura em 2025 e que estejam habilitados e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições. Além disso, formados em cursos de licenciatura interessados em ingressar no magistério público nos estados, Distrito Federal e municípios aderentes ao programa também podem participar.
Essas redes que aderirem à PND usarão o resultado do exame como parte dos processos seletivos ou concursos para professores, podendo incluir outras etapas como provas práticas e análise de títulos.
Cronograma da PND 2025:
- Inscrição: 14 a 25 de julho
- Solicitação de nome social ou atendimento especial: 14 a 25 de julho
- Pagamento da taxa: 14 a 31 de julho
- Data da prova: 26 de outubro
- Divulgação do gabarito preliminar e modelo de respostas: 28 de outubro
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
- Resultado final: 10 de dezembro
O que é a PND?
A Prova Nacional Docente, que será aplicada em 26 de outubro em todo o país, é uma avaliação teórica baseada no conteúdo do Enade das licenciaturas. Conhecida como o “CNU dos Professores”, ela não substitui os processos seletivos tradicionais das redes públicas, mas serve como uma etapa que pode ser usada voluntariamente por estados e municípios para seleção de professores. Essas instituições podem ainda incluir provas práticas e análise de títulos em seus processos.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 com o objetivo de fortalecer a formação docente, facilitar a entrada de novos profissionais no ensino público e valorizar o magistério nacional. O programa tem potencial para alcançar mais de 2,3 milhões de docentes em todo o território brasileiro.