Inscrições abertas para curso gratuito do Instituto Algar que ensina como direcionar parte dos impostos pagos para projetos sociais


2ª edição do ‘Capacitar’, curso de capacitação sobre mecanismos de incentivos fiscais, acontece nos dias 16 e 17 de setembro em Uberlândia (MG)

Parte dos impostos pagos pode ser revertido em benefício da sociedade, por meio de projetos sociais. Para ajudar representantes de empresas e associações, profissionais de contabilidade, direito, ESG ou qualquer pessoa interessada em entender como usar os incentivos fiscais a favor de boas causas sociais, o Instituto Algar e a Engie, por meio do programa Parcerias do Bem e coordenação da Incentive, promovem a 2ª edição do ‘Capacitar’. O curso gratuito acontece nos dias 16 e 17 de setembro, das 8h30 às 18h, no auditório da Algar Holding (Rua Lapa do Lobo, 800 – bairro Granja Marileusa). As vagas são limitadas e para se inscrever basta acessar abre.ai/capacitar2025 e levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado para a Mesa Brasil, que realiza a triagem e destina para organizações sociais de Uberlândia.

Com a capacitação será possível aprender a mobilizar recursos ou investir impostos direcionando para diversas áreas sociais, como cultura, esporte, saúde, reciclagem, cuidados com idosos, infância e adolescência. Conheça a programação detalhada do curso: 

Dia 16 de setembro (terça-feira)

08h30 – Café de boas vindas

12h00 – Pausa para Almoço 

18h00 – Encerramento

Conteúdo do dia: 

– Introdução nas Leis de Incentivo Federal (Cultura, Esporte, Reciclagem, Saúde, Idosos, Infância e Adolescência), com Mariana Kadletz;

– Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, com Mariana Kadletz;

– Lei Rouanet, com Mariana Kadletz;

– Lei de Incentivo à Reciclagem, com Mariana Kadletz.

Dia 17 de setembro (quarta-feira)

08h30  – Café de boas vindas

12h00 – Pausa para Almoço 

18h00 – Encerramento

Conteúdo do dia:

 – PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com Secretaria de Turismo e Cultura de Uberlândia – com Atyadne Amâncio, Débora Costa Nunes e Elisa Pires Teodoro;

– Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais (LEIC – MG), com Ricardo Augusto Santos de Oliveira;

– Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais (LIE – MG), com Yghor Queiroz Gomes e Rodrigo César Silva;

– Dicas de captação de recursos, com Mariana Kadletz.

Foto: divulgação

Conheça os palestrantes do Capacitar

Especialistas em Incentivos Fiscais de Uberlândia (MG) e outras partes do país vão conduzir a formação e compartilhar seus conhecimentos. Confira quem serão os palestrantes: 

MARIANA KADLETZ – Advogada, empresária, mãe de dois filhos, e sócia da INCENTIVE, empresa que desde 2009 já desenvolveu mais de 150 projetos, especialmente através de leis de incentivo, atendendo hoje 10 estados brasileiros. Mariana é autora de Cartilhas sobre a Lei de Incentivo à Cultura; Fundo do Idoso; Fundo dos Direitos da Infância e Adolescência; Pronas/PCD e Pronon, da 1ª Cartilha da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e 1ª Cartilha do Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis. www.incentivedeverdade.com.br e instagram: @incentivedeverdade

ARYADNE AMÂNCIO – Graduada em Artes Cênicas (2008) e mestre em Artes (2012), pela Universidade Federal de Uberlândia. De 2010 a 2013, foi coordenadora de Apoio e Pesquisa da Diretoria de Assuntos Afrorraciais na Secretaria de Cultura de Uberlândia. Ministra oficinas, profere palestras na área cultural, oferece assessoria em planejamento, gestão, elaboração e execução de projetos, trabalhando na área de Educação e Cultura. Atuou como parecerista da área de teatro na Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Fórum de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia e atua como Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.

DÉBORA COSTA NUNES – Graduada em Pedagogia e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de  Uberlândia (UFU), atua na gestão e acompanhamento de programas e projetos culturais; Atualmente é Assessora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, com experiência na elaboração, execução e monitoramento de iniciativas voltadas à valorização do patrimônio cultural, ao incentivo às diversas linguagens artísticas e ao fortalecimento de políticas públicas para o setor; Integra comissões de seleção e avaliação no âmbito da Política Nacional Cultura Viva, contribuindo para a análise de projetos, a definição de critérios técnicos e a promoção de iniciativas culturais de impacto social.

ELISA PIRES TEODORO – Coordenadora do Núcleo de Gestão do Programa Municipal de Incentivo à Cultura –  PMIC, previsto na Lei nº 14.006/2023, que estabelece diretrizes para o fomento de projetos e ações culturais no município de Uberlândia; Formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduada em Controladoria, é servidora pública desde 2012.

RICARDO AUGUSTO SANTOS DE OLIVEIRA – Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (2008); Especialista em Educação Infantil pela UNIGAP (2013); Atualmente é ator e gestor do Grupo Teatral Trupe de Truões, responsável pela Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e coordenador geral do Ponto de Cultura Trupe de Truões; É mestrando em Artes pelo Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

YGHOR QUEIROZ GOMES – Graduado em Psicologia com MBA em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG, e Especialista em Psicologia do Esporte. Coordenador de projetos Esportivos e Sociais da AEDEC Brasil. Conselheiro titular do Conselho Estadual da pessoa com deficiência MG – CONPED 2024/2026. Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes 2024/2026.

RODRIGO CÉSAR SILVA – Gestor de Projetos Esportivos – Aedec Brasil Ex-atleta profissional de Basquete. Formando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Sobre o Instituto Algar

Com o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o Grupo Algar atua, o Instituto é o responsável pela gestão do investimento social privado das empresas do Grupo. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. 

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário. 

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. O Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. 

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa opera exclusivamente com fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.