João Fonseca domina ex-top 10 e avança às quartas de final do Masters de Monte Carlo


Brasileiro de 19 anos conseguiu superar a pressão nesta quinta-feira (9), no primeiro grande torneio de saibro europeu

Pela primeira vez na carreira, João Fonseca está nas quartas de final de um Masters 1000. O brasileiro venceu Matteo Berrettini, atual 90º do mundo e ex-top 6, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, nesta quinta-feira (9), na Court des Princes, uma das quadras principais do torneio de Monte Carlo, que é o primeiro do saibro europeu.

Com o resultado, João enfrentará o vencedor do duelo entre Alexander Zverev (3º) e Zizou Bergs (47º), que se enfrentam no mesmo horário desta quinta-feira.

A performance de João Fonseca ganha ainda mais destaque quando colocada em contexto diante da fase do adversário superado. Berrettini, convidado pela organização do torneio, ainda não tinha perdido um game na competição.

O italiano contou com a desistência do espanhol Roberto Bautista Agut, quando ganhava por 4 a 0 no primeiro set. Na segunda rodada, chocou o mundo ao derrotar Daniil Medvedev por 2 sets a 0, com um duplo 6/0.

João Fonseca em Masters 1000

Apesar de ser a primeira vez em que ele disputará uma quartas de final de um Masters 1000, João já tinha avançado a uma quarta rodada de um torneio deste porte em Indian Wells. Contudo, a competição estadunidense tem uma fase a mais, o que significa que o brasileiro, eliminado nas oitavas, ainda não tinha chegado a uma fase tão aguda quanto em Monte Carlo.

No torneio da Califórnia, Fonseca caiu diante de Jannik Sinner, top 2 do mundo.

Primeiro set

O primeiro set foi uma disputa entre dois grandes sacadores. Mas com João muito agressivo na devolução. Os atletas confirmaram seus serviços até o oitavo game. Contudo, João Fonseca conseguiu a quebra. 5 a 3.

No saque, o brasileiro fechou o set. 6/3 e 1 a 0 para o jogador de 19 anos.

Segundo set

Diferentemente no primeiro set, João conseguiu a quebra já no terceiro game, o segundo de saque do italiano. Com inteligência, o brasileiro deslocou Berrettini de um lado para o outro no saibro, pressionou e venceu o game. 2 a 1.

Contudo, Matteou devolveu a quebra logo na sequência. 2 a 2.

Mas, João Fonseca demosntrou mais uma variação de jogo. O brasileiro foi para a rede e conseguiu a segunda quebra seguida. 3 a 2.

Na sequência, João seguiu agressivo, confirmou seus serviços, conseguiu uma nova quebra e fechou o jogo em 6 a 2.

Reprodução Itatiaia Esporte