Liza Prado, vereadora reeleita em Uberlândia, garante aposentadoria complementar da ALMG


Liza Prado (CIDADANIA), vereadora reeleita de Uberlândia, garante aposentadoria complementar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) após cumprir os requisitos necessários de idade e tempo de contribuição para garantir a aposentadoria

A vereadora reeleita de Uberlândia, Liza Prado (CIDADANIA), garantiu a aposentadoria complementar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) após ter cumprido um único mandato como deputada estadual entre 2011 e 2015.

A parlamentar começou a contribuir para o Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Iplemg) em 2011 e continuou pagando após deixar o cargo, suplementando com a parte patronal permitida pela legislação.

Para ter direito ao benefício, o ex-parlamentar precisa estar aposentado pelo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos ou pelo INSS e ter pelo menos 60 meses de contribuições ao plano previdenciário.

Em setembro de 2024, ela cumpriu os requisitos necessários de idade e tempo de contribuição para garantir a aposentadoria complementar da ALMG. O benefício, concedido pelo Iplemg, é proporcional ao período em que ela contribuiu, resultando em um valor estimado de aproximadamente R$ 5 mil mensais.

A aposentadoria da vereadora faz parte do antigo sistema de previdência do Iplemg, que foi extinto em 2016, mas ainda mantém benefícios para ex-parlamentares que contribuíram antes da sua extinção. Com 61 anos, Liza Prado aproveitou a regulamentação que permitia a continuidade das contribuições mesmo fora do mandato, visando complementar sua renda, que, a partir de 2025, terá um salário superior a R$ 26 mil mensais como vereadora em Uberlândia.