Lula faz anúncios do Plano Safra 2025/2026 nesta segunda (30) e terça (1º)


Presidente lança primeiro o plano voltado à agricultura familiar e, no dia seguinte, apresenta outro destinado a médios e grandes produtores rurais

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (30) da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Durante a cerimônia, serão anunciados o valor total previsto para financiamento e as taxas de juros do plano, além de ações específicas voltadas à produção de alimentosagroecologia, enfrentamento às mudanças climáticas e ampliação do acesso à tecnologia no campo.

Já na terça (1º), também no Planalto, Lula participa do lançamento do Plano Safra 2025/2026 voltado a médios e grandes produtores rurais, batizado de Força para o Brasil Crescer. A cerimônia está marcada para as 11h e terá a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além de outras autoridades.

Na última sexta (27), durante evento de entrega de títulos de regularização fundiária no estado do Tocantins, Lula disse que este “será o maior Plano Safra da história, pelo terceiro ano seguido”. O presidente destacou que o programa contempla tanto o agronegócio quanto os pequenos produtores: “A gente está anunciando os maiores Plano Safra da história para o agronegócio e para a agricultura familiar”.

O Plano Safra, coordenado pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, oferece crédito, incentivos e políticas agrícolas para o setor.

Em discurso no Tocantins, o presidente ressaltou a importância de apoiar os pequenos produtores: “Essa gente que coloca comida na nossa boca […] é por isso que a gente precisa ajudar o pequeno produtor a ter uma produção cada vez melhor”. Ele também defendeu a continuidade da reforma agrária e de programas como o Mais Alimentos.

Segundo Lula, “nesse país tem mais ou menos 5 milhões de propriedades rurais, dessas, mais de 4 milhões e meio têm até 100 hectares”, o que, para ele, reforça a necessidade de atenção ao pequeno e médio produtor.

O que é o Plano Safra?

O Plano Safra é um conjunto de políticas públicas do governo federal que oferece créditosubsídios e incentivos para produtores rurais financiarem suas atividades. Ele é lançado anualmente e contempla duas frentes principais: uma voltada à agricultura familiar, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e outra destinada a médios e grandes produtores, sob responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Por meio do plano, os produtores podem acessar linhas de financiamento com juros subsidiados para custeio da produçãocompra de máquinas e equipamentos, investimentos em tecnologia, infraestrutura e práticas sustentáveis.

O objetivo é fortalecer o setor agropecuário, garantir segurança alimentar, estimular a economia rural e promover o desenvolvimento do campo.

Reprodução SBT News