Abertas inscrições para o PROLIF 2021

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Exame elaborado e aplicado pelo IFTM tem o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão em línguas estrangeiras

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – informa que estão abertas, de 1º a 30 de julho, inscrições para o exame de Proficiência em Língua Estrangeira – Prolif (Línguas Inglesa e Espanhola) – da instituição. O valor da taxa é de R$49,90 e candidatos oriundos de escola pública ou bolsistas integrais em escola particular e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio podem solicitar isenção do valor até o dia 6 de julho, conforme instruções dispostas no edital do teste.

O exame será aplicado no dia 18 de setembro, das 9h às 12h, em todos os campi do IFTM, e contará com 5 questões discursivas de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Letras e Línguística. Deve ser escolhida apenas 1 (uma) área do conhecimento e as perguntas devem ser respondidas em língua portuguesa.

O Prolif é elaborado e aplicado por professores do IFTM, sendo porta de acesso para inúmeros programas de Pós-Graduação no país, uma vez que cursos de mestrado e doutorado exigem comprovação de proficiência em Língua Estrangeira. Podem participar do teste a comunidade acadêmica da instituição – servidores e estudantes matriculados em cursos regulares – e a comunidade em geral.

Para o coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, setor responsável pelo exame, “o Prolif tem se consolidado como uma alternativa viável e acessível a inúmeros acadêmicos que se preparam para se inscrever em provas de programas de Pós-Graduação. Antes de sua concepção, muitos desses estudantes precisavam se deslocar para outras cidades/instituições para cumprir essa etapa do processo de seleção das pós-graduações”.

Mais informações e inscrições na página Testes de Proficiência em Idiomas e Intercâmbio.

Fonte: IFTM

LEIA TAMBÉM!