Abertas inscrições para o PROLIF 2021


Exame elaborado e aplicado pelo IFTM tem o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão em línguas estrangeiras

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – informa que estão abertas, de 1º a 30 de julho, inscrições para o exame de Proficiência em Língua Estrangeira – Prolif (Línguas Inglesa e Espanhola) – da instituição. O valor da taxa é de R$49,90 e candidatos oriundos de escola pública ou bolsistas integrais em escola particular e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio podem solicitar isenção do valor até o dia 6 de julho, conforme instruções dispostas no edital do teste.

O exame será aplicado no dia 18 de setembro, das 9h às 12h, em todos os campi do IFTM, e contará com 5 questões discursivas de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Letras e Línguística. Deve ser escolhida apenas 1 (uma) área do conhecimento e as perguntas devem ser respondidas em língua portuguesa.

O Prolif é elaborado e aplicado por professores do IFTM, sendo porta de acesso para inúmeros programas de Pós-Graduação no país, uma vez que cursos de mestrado e doutorado exigem comprovação de proficiência em Língua Estrangeira. Podem participar do teste a comunidade acadêmica da instituição – servidores e estudantes matriculados em cursos regulares – e a comunidade em geral.

Para o coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, setor responsável pelo exame, “o Prolif tem se consolidado como uma alternativa viável e acessível a inúmeros acadêmicos que se preparam para se inscrever em provas de programas de Pós-Graduação. Antes de sua concepção, muitos desses estudantes precisavam se deslocar para outras cidades/instituições para cumprir essa etapa do processo de seleção das pós-graduações”.

Mais informações e inscrições na página Testes de Proficiência em Idiomas e Intercâmbio.

Fonte: IFTM