Artigo de jornal americano diz que Brasil está retomando a força econômica


Matéria sobre o Brasil é capa em Jornal de grande circulação nos Estados Unidos

O Jornal americano The Wall Street, publicou nesta última quarta (2), artigo valorizando a retomada da Economia do Brasil, mesmo diante das condições adversas devido a pandemia do novo coronavírus.

Leia o artigo na íntegra:

A economia do Brasil retorna aos níveis pré-pandêmicos enquanto a Covid-19 ainda se enfurece

A economia do Brasil voltou aos níveis pré-pandêmicos, impulsionada pelo maior estímulo nos mercados emergentes e um retorno à atividade normal de muitos brasileiros que ignoraram os apelos dos cientistas para permanecerem presos enquanto a Covid-19 se espalha pelo país.

Nos dados divulgados terça-feira, a economia cresceu 1,2% em relação ao quarto trimestre, impulsionada pelas exportações agrícolas, levando a maior economia da América Latina de volta ao seu tamanho no final de 2019, antes do início da pandemia.

Os economistas previam um crescimento de menos de 1%. “As pessoas estavam em alta, gerando PIB, mas a um custo para a saúde pública, como vimos pelos números da Covid”, disse Alberto Ramos, economista do Goldman Sachs.

Mas muito do crescimento veio da demanda reprimida durante a pandemia, disse ele, acrescentando que o país ainda está lutando para diversificar sua economia longe das commodities.

“Temos que crescer da maneira mais difícil, que é por meio do investimento e do crescimento da produtividade, e isso é um desafio para o Brasil”, disse Ramos.

Enquanto os brasileiros lotam shoppings e bares, cerca de 77 pessoas ainda morrem de Covid-19 a cada hora no país. Mais de 460.000 brasileiros morreram da doença até agora.

The Wall Street Journal