AstraZeneca apresenta eficácia contra a variante delta, diz estudo


Após o ciclo vacinal completo, o nível de proteção é similar àqueles que já contraíram a doença

Um novo estudo coordenado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que a vacina da AstraZeneca garante a proteção contra a variante delta do novo coronavírus. A análise contou com 2,5 milhões de testes de mais de 3,5 mil pessoas acima de 18 anos entre dezembro de 2020 e maio deste ano.

Segundo os pesquisadores, foi concluído que o recebimento das duas doses do imunizante apresenta o mesmo nível de proteção do que se a pessoa já tivesse contraído a covid-19 anteriormente. Isto é, 14 dias após a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, a taxa de efetividade contra a infecção era de 88% naqueles que já haviam contraído o vírus, contra 68% nos que nunca tiveram a doença.

A efetividade contra a doença após o ciclo vacinal completo se mostrou maior também entre os mais jovens, quando foram observados 73% na faixa dos 18 aos 34 anos contra 54% dos 35 a 64 anos. No entanto, os resultados também sugerem que a eficácia da vacina pode diminuir após quatro ou cinco meses da aplicação da segunda dose. Na faixa etária de 18 a 64 anos, por exemplo, a taxa de eficácia da AstraZeneca a cada 30 dias pode reduzir cerca de 7%.

Estudo anterior

Um estudo da Public Heatlh England (PHE) mostrou, em junho deste ano, que a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca apresenta 92% de efetividade contra a hospitalização pela variante delta. Na pesquisa, a efetividade média em relação à taxa de hospitalização para vacinados foi de 71% após a primeira dose e 92% após a segunda.

SBT NEWS