Cervejas artesanais têm destaque em Minas Gerais


Hoje são mais de 178 cervejarias no estado, que registrou 1.233 produtos em 2020

O setor de cervejas artesanais tem ganhado destaque em Minas Gerais e no Brasil nos últimos anos. A valorização das experiências gastronômicas tem feito com que esse produto aumente sua penetração de mercado e o número de cervejarias tem crescido a cada dia.

Hoje são mais de 178 cervejarias em Minas Gerais, segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). E não é somente a Região Metropolitana de Belo Horizonte, já famosa por sua concentração de marcas. Há destaque também para empresas nas regiões da Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Vale do Aço, que estão entrando nesse mercado.

De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, o estado de São Paulo registrou 2.347 novos produtos em 2020, Santa Catarina, 1.413, e Minas Gerais, 1.233. O número total no Brasil chegou a 33.963, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Referência no segmento de bebidas, a indústria mineira desse setor emprega mais de oito mil pessoas, distribuídas em 442 empresas. A venda de bebidas representa 4% do PIB nacional. O segmento é o terceiro em arrecadação de ICMS em todo o país, atrás apenas dos setores petrolífero e automotivo.

Para Marco Falcone, vice-presidente do Sindbebidas, presidente da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e cervejeiro sócio da Falke Bier, Minas Gerais se destacou no cenário nacional em criatividade e qualidade do produto. “A cerveja é e a paixão do mineiro. Acreditamos no crescimento do setor. Minas Gerais tem tudo para estar em 1° lugar como produtor nacional”, afirma.

A cerveja artesanal mineira é um produto industrial e  no buteco,  na sua geladeira.  nas festas de família e  no brinde com amigos.

FIEMG