Cervejas artesanais têm destaque em Minas Gerais

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Hoje são mais de 178 cervejarias no estado, que registrou 1.233 produtos em 2020

O setor de cervejas artesanais tem ganhado destaque em Minas Gerais e no Brasil nos últimos anos. A valorização das experiências gastronômicas tem feito com que esse produto aumente sua penetração de mercado e o número de cervejarias tem crescido a cada dia.

Hoje são mais de 178 cervejarias em Minas Gerais, segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). E não é somente a Região Metropolitana de Belo Horizonte, já famosa por sua concentração de marcas. Há destaque também para empresas nas regiões da Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Vale do Aço, que estão entrando nesse mercado.

De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, o estado de São Paulo registrou 2.347 novos produtos em 2020, Santa Catarina, 1.413, e Minas Gerais, 1.233. O número total no Brasil chegou a 33.963, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Referência no segmento de bebidas, a indústria mineira desse setor emprega mais de oito mil pessoas, distribuídas em 442 empresas. A venda de bebidas representa 4% do PIB nacional. O segmento é o terceiro em arrecadação de ICMS em todo o país, atrás apenas dos setores petrolífero e automotivo.

Para Marco Falcone, vice-presidente do Sindbebidas, presidente da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e cervejeiro sócio da Falke Bier, Minas Gerais se destacou no cenário nacional em criatividade e qualidade do produto. “A cerveja é e a paixão do mineiro. Acreditamos no crescimento do setor. Minas Gerais tem tudo para estar em 1° lugar como produtor nacional”, afirma.

A cerveja artesanal mineira é um produto industrial e  no buteco,  na sua geladeira.  nas festas de família e  no brinde com amigos.

FIEMG

LEIA TAMBÉM!