Circuito Liberdade e sua importância para a cultura e o turismo em Minas são tema de programa no canal da PMMG no YouTube


A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, em seu canal no Youtube, mais um episódio do programa Expresso PM, que tem como objetivo mostrar atrativos turísticos de Minas Gerais pelo olhar da instituição. E o tema da vez é o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, juntamente com a rota turístico-cultural que vai da Praça da Estação à Praça da Liberdade, eixo central do complexo de cultura que tem gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

No programa, o apresentador, cabo da Polícia Militar William Maia, faz um dos trajetos sugeridos pela Secult para quem quer conhecer BH, passando pela Praça Rui Barbosa e subindo a Rua da Bahia, conhecendo monumentos históricos da capital mineira e espaços icônicos da cidade. Nessa rota é possível visitar o Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Parque Municipal, Museu Inimá de Paula, Igreja de Lourdes, entre outros. Na Rua da Bahia também é possível visitar a Academia Mineira de Letras, equipamento integrante do Circuito Liberdade que promove a literatura e a língua portuguesa.

O episódio conta com participação do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que ressaltou a importância do Circuito Liberdade para a cultura e o turismo do estado. “Esses espaços nasceram pra ser sede do poder de Minas Gerais. Hoje são espaços dedicados à cultura e à memória. E com a ampliação dos limites do Circuito para a área definida pelo projeto original de 1895 da cidade de Belo Horizonte, delimitada pela Avenida do Contorno, ele se configura como um imenso polo cultural e turístico, de perfil variado e com grande relevância nesse âmbito”.

No trajeto feito pelo cabo William Maia também está, em um prédio histórico, a 4ª Companhia da PMMG, que, segundo o capitão da PM Gustavo Martins Ribeiro, proporciona mais segurança para mineiros e visitantes que desejam fazer a rota e conhecer o Circuito Liberdade com segurança. “A Polícia Militar de Minas Gerais mantém policiamento nos pontos turísticos não só de BH, mas de todo Estado, proporcionando um ambiente seguro para moradores e turistas. Além disso, estamos desenvolvendo em conjunto com a Secult a Rede Integrada de Proteção ao Turismo, nos moldes da exitosa Rede de Vizinhos Protegidos”.

Na Praça da Liberdade, os edifícios históricos, que já foram sede de instituições do governo mineiro, hoje abrigam museus e espaços culturais importantes, que, reunidos, formam o Circuito Liberdade. O complexo cultural atua para promover a cultura em transversalidade com o turismo, tendo como foco o acesso à arte e ao patrimônio e a economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda.

Conheça o Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é composto por 22 espaços culturais, dentre museus, além do Arquivo Público Mineiro, da Biblioteca Pública Estadual, centros de cultura e de formação. Dos 22 espaços, 13 são mantidos diretamente pelo Estado de Minas Gerais e nove por parceiros privados ou instituições públicas federais.

Entre os objetivos do complexo está o de fomentar a integração dos equipamentos culturais na consolidação de uma gestão em rede, visando democratizar e ampliar o acesso da população à arte e a cultura, permitindo a formação de novos públicos e a expansão das possibilidades de uso e apropriação do projeto Circuito Liberdade, expandindo o relacionamento com o trade turístico regional, nacional e internacional.

O Programa Expresso PM dividiu a visita ao Circuito Liberdade em duas etapas, sendo que o episódio que contém a primeira parte já está no ar. Você pode assisti-lo no canal do Youtube da PMMG. A segunda parte será divulgada em breve e mostrará os detalhes do interior dos prédios dos espaços culturais. Para saber sobre a programação completa dos equipamentos do Circuito Liberdade acesse: www.circuitoliberdade.mg.gov.br.

 Assista ao programa sobre o Circuito Liberdade AQUI.