Dia dos Avós e a importância de cuidar dos idosos


Dia 26/07 é o Dia dos Avós


Uma caminhada marcante para os que puderam compartilhar experiências e agregar valor às suas existências. Mulheres e homens testados pelo tempo e que merecem respeito, consideração e imensurável gratidão da sociedade. Neste 25 de julho, essa experiência de vida é lembrada na figura dos avós.

Em Uberlândia/MG, o Lar Alziro Zarur, unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) para atendimento a idosos, oferece um serviço contínuo com muito apoio, cuidado e dedicação integral aos residentes do local.

Geralda Pereira Lopes, de 95 anos, é uma das moradoras. Avó e bisavó de muitos, ela nutre um carinho imenso pela família. A filha, Rosena Fernandes, conta que, mesmo durante a pandemia, os laços de amor continuaram fortes entre elas: “Todos os profissionais do lar me mandam notícias. Eu também posso ligar todos os dias, recebo vídeos e áudios da minha mãe, tenho todo o apoio, todas as notícias e informações. Os netos dela sempre perguntam quando vão poder ver a avó e eu mando essas fotos, vídeos e áudios que o pessoal da LBV manda para mim”.

Rosena ressalta o trabalho da Instituição a esse público: “Minha mãe recebe o melhor atendimento que uma pessoa precisa. Tanto os cuidados físicos como o banho, o alimento, a roupa e o calçado bom e confortável, quanto a assistência médica e o espaço bem cuidado. Mas eu destaco mesmo é o zelo, o cuidado, o amor, o carinho e a responsabilidade desse povo que cuida dos nossos idosos. Eu não sei o que seria de mim se não tivesse essas pessoas cuidando da minha mãe”.

Reforma e ampliação do lar

Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento aos idosos, a unidade da LBV vem passando por reformas e ampliações para promover maior conforto, comodidade, bem-estar e a continuidade desse trabalho de resgate e de preservação dos vínculos de origem dos atendidos.

Serão anexados mais 385,06 m² de construção à área já existente de 1.695 m². A reforma prevê a construção de seis novos dormitórios, passando de 13 para 19 quartos, bem como a troca do telhado e de todo o revestimento cerâmico, além do nivelamento do piso e a colocação de calçamento antiderrapante, alargamento das portas, pintura, entre outras melhorias. Além disso, irá aumentar a quantidade de atendidos de 21 para 40 idosos.

O Lar da LBV para idosos fica na Rua Padre Pio, 1.353, Martins, Uberlândia/MG. Doações são muito bem-vindas. Para doar qualquer valor, basta acessar o site www.lbv.org.br ou fazer uma transferência bancária via PIX:  pix@lbv.org.br.