Facebook retira mais de 30 milhões de publicações sobre discurso de ódio


Número engloba apenas as manifestações registradas no 2º trimestre de 2021

No segundo trimestre deste ano, o Facebook removeu 31,5 milhões de publicações da rede social que continham conteúdos sobre discurso de ódio, um aumento de 25% em relação ao primeiro semestre, quando foram retiradas 25,2 milhões de publicações. Os dados são do último relatório da empresa.

No instagram, as remoções alcançaram o número de 9,8 milhões, ante 6,3 milhões de extrações no primeiro semestre. Segundo a empresa, as remoções diminuem a prevalência do discurso de ódio na rede, diminuindo de 0,06% para 0,05%.

A plataforma também retirou 20 milhões de conteúdos de desinformação relacionados ao novo coronavírus. Outras três mil contas, páginas e grupos foram excluídos devido a repetidas violações às políticas contra propagação de desinformação sobre a pandemia e vacinas. As redes exibiram ainda avisos em mais de 190 milhões de conteúdos sobre covid-19, indicando que as publicações continham informações falsas.

Em relação à segurança infantil, o Facebook excluiu 2,3 milhões de publicações que continham nudez de crianças. No Instagram, o número foi de 458 mil. Além disso, a empresa retirou 16,8 milhões de conteúdos de automutilação e suicídio, enquanto no primeiro semestre esse número havia sido de 5,1 milhões. 

SBT NEWS