I Fórum de Arte e Cultura do IFTM acontece no dia 13 de agosto


Evento pretende debater qual o lugar da arte e da cultura nos Institutos Federais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza, no dia 13 de agosto, o I Fórum de Arte e Cultura.

O evento acontecerá de forma on-line e será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, permitindo que reflexões e contribuições sejam somadas aos trabalhos da Comissão Permanente de Arte e Cultura (CPAC), criada em 2020.Com a temática “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? ”, o Fórum de Arte e Cultura nasceu de uma evolução das ações desenvolvidas pela CPAC, que já promove a construção de diretrizes que regulamentem a arte e a cultura no IFTM e trabalha para promover diversos canais de socialização dos projetos artísticos e culturais desenvolvidos na instituição.

Com a participação de docentes de outros Institutos Federais e também de docentes e discentes do IFTM, o fórum, além de atividades culturais, promoverá debates em três mesas organizadas para aprofundar a temática da importância da arte e da cultura no desenvolvimento dos Institutos Federais, os desafios para a construção de uma política de arte e cultura nas Instituições Federais de Ensino e o que já foi construído por aqueles que fazem parte da história do IFTM.

A programação do evento está dividida em três partes: com o tema “O lugar da Arte e da Cultura nos Institutos Federais”, a primeira mesa redonda terá como convidados Mariana Emiliano Simões, professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Diamantina e Jefferson Araújo Moraes, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Pinhais.

Mas antes, às 9h30, será realizada a abertura do evento, com a presença de Deborah Santesso, Reitora do IFTM; Ruy de Aguiar Araújo Júnior, Pró-reitor de Extensão e Cultura e Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, Vice-presidente da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM. Além de uma apresentação artístico cultural multicampi realizadas por discentes dos cursos técnicos.

Na parte da tarde, a partir das 13h, serão realizadas mais duas mesas redondas: “Âmbitos e vivências dos estudantes na Arte” onde discentes de vários campi do IFTM trarão suas experiências em arte e cultura na instituição. Depois, para debater o tema principal do evento, “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?”, participarão da mesa os docentes, membros da Comissão Permanente de Arte e Cultura, que representam cada campus do IFTM. E, para encerrar um fórum voltado para arte e cultura, não poderia faltar mais uma apresentação artística, dessa vez, realizada por três professores do IFTM, componentes da CPAC.

O evento tem como público-alvo servidores e estudantes do IFTM e de outras instituições da Rede Federal de Ensino, além da comunidade externa em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto na página do evento. Para participar, basta acessar o link da transmissão ao vivo e, para receber certificação, é necessário se inscrever no evento e em cada uma das atividades.

Fonte: IFTM