I Fórum de Arte e Cultura do IFTM acontece no dia 13 de agosto

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Evento pretende debater qual o lugar da arte e da cultura nos Institutos Federais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza, no dia 13 de agosto, o I Fórum de Arte e Cultura.

O evento acontecerá de forma on-line e será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, permitindo que reflexões e contribuições sejam somadas aos trabalhos da Comissão Permanente de Arte e Cultura (CPAC), criada em 2020.Com a temática “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? ”, o Fórum de Arte e Cultura nasceu de uma evolução das ações desenvolvidas pela CPAC, que já promove a construção de diretrizes que regulamentem a arte e a cultura no IFTM e trabalha para promover diversos canais de socialização dos projetos artísticos e culturais desenvolvidos na instituição.

Com a participação de docentes de outros Institutos Federais e também de docentes e discentes do IFTM, o fórum, além de atividades culturais, promoverá debates em três mesas organizadas para aprofundar a temática da importância da arte e da cultura no desenvolvimento dos Institutos Federais, os desafios para a construção de uma política de arte e cultura nas Instituições Federais de Ensino e o que já foi construído por aqueles que fazem parte da história do IFTM.

A programação do evento está dividida em três partes: com o tema “O lugar da Arte e da Cultura nos Institutos Federais”, a primeira mesa redonda terá como convidados Mariana Emiliano Simões, professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Diamantina e Jefferson Araújo Moraes, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Pinhais.

Mas antes, às 9h30, será realizada a abertura do evento, com a presença de Deborah Santesso, Reitora do IFTM; Ruy de Aguiar Araújo Júnior, Pró-reitor de Extensão e Cultura e Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, Vice-presidente da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM. Além de uma apresentação artístico cultural multicampi realizadas por discentes dos cursos técnicos.

Na parte da tarde, a partir das 13h, serão realizadas mais duas mesas redondas: “Âmbitos e vivências dos estudantes na Arte” onde discentes de vários campi do IFTM trarão suas experiências em arte e cultura na instituição. Depois, para debater o tema principal do evento, “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?”, participarão da mesa os docentes, membros da Comissão Permanente de Arte e Cultura, que representam cada campus do IFTM. E, para encerrar um fórum voltado para arte e cultura, não poderia faltar mais uma apresentação artística, dessa vez, realizada por três professores do IFTM, componentes da CPAC.

O evento tem como público-alvo servidores e estudantes do IFTM e de outras instituições da Rede Federal de Ensino, além da comunidade externa em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto na página do evento. Para participar, basta acessar o link da transmissão ao vivo e, para receber certificação, é necessário se inscrever no evento e em cada uma das atividades.

Fonte: IFTM

LEIA TAMBÉM!