Inscrições abertas para cursos gratuitos de dança, música, teatro e artes visuais


São oferecidas 185 vagas na modalidade híbrida de ensino (remoto e presencial). Oportunidades são no Cefart, da Fundação Clóvis Salgado

Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), anuncia a abertura de inscrições para cursos regulares com início neste segundo semestre de 2021, com aulas on-line pela plataforma Cefart Virtual e atividades presenciais pontuais nas unidades do Cefart no Palácio das Artes e no Cefart Liberdade. 
 
Todo o processo seletivo será feito virtualmente e de forma gratuita, com prazo de inscrições até a próxima terça-feira (31/8).

O calendário completo, os formulários de inscrição e os editais referentes a cada área de atuação estão na página do Processo Seletivo 2021/2, no site da FCS.
 
Conteúdo
 

Serão oferecidas 185 vagas no processo seletivo para este segundo semestre de 2021, distribuídas entre oito cursos gratuitos das escolas de Artes Visuais (Arte e Educação, Curadoria, Expografia e Assistente de Produção Cultural), Música (Regência de Bandas, Musicalização para Adultos), Dança (Preparatório Técnico em Dança) e Teatro (Laboratório de Investigação Cênica). 

As atividades serão ministradas na modalidade híbrida, com atividades presenciais pontuais, e tão logo os órgãos competentes sinalizem novas orientações para as instituições de ensino, as aulas serão gradativamente ampliadas em encontros presenciais, com toda segurança.
 
A gerente de Ensino do Cefart, Piedra Magnani, destaca que as vagas abertas neste processo seletivo estão concentradas em novos cursos livres criados no primeiro semestre de 2021. As atividades têm foco na atualização da formação dos estudantes e na diversificação dos públicos a serem atendidos pelo Cefart. 
 
“São quatro novos cursos regulares de menor duração. O curso Laboratório de Investigação Cênica abre espaço para que atores profissionais ampliem seus repertórios cênicos. Os cursos da Escola de Música trazem novas oportunidades para adultos ou idosos na iniciação musical, além de ampliar o conhecimento de regentes e maestros de bandas de todo o estado por meio de ferramentas teóricas e práticas para a condução e a gestão cultural de seus grupos musicais”, cita Magnani.
 
 “Há, ainda, o curso Preparatório Técnico em Dança, criado a partir de uma lacuna entre a formação básica e técnica de bailarinos, permitindo a continuidade dos alunos na Escola de Dança e otimizando a preparação dos estudantes”, conclui.
 
A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
 
Vagas
 
– Escola de Artes Visuais: 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Arte e Educação (30), Curadoria (30), Expografia (30) e Assistente de Produção Cultural (30);

– Escola de Dança: 15 vagas para o Curso Preparatório Técnico;
 
– Escola de Música: 40 vagas, distribuídas entre o Curso de Regência de Bandas (20) e o Curso de Musicalização para Adultos (20);
 
–  Escola de Teatro: dez vagas para o Curso Laboratório de Investigação Cênica (10).


Inscrição e matrícula

A inscrição para o processo seletivo dos Cursos Regulares 2021/2 do Cefart é isenta de qualquer taxa. Para realizá-la, o candidato deve preencher o formulário do curso de seu interesse, disponível no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br). Para dúvidas a respeito do edital, os interessados podem enviar e-mail para cefart@fcs.mg.gov.br ou entrar em contato pelos números de Whatsapp (31) 99400-1347 e (31) 99400-1341 (das 9h às 17h).
 
As provas específicas de cada curso serão realizadas a partir de 9/9, e o resultado final será publicado no site da FCS, a partir das 18h, em 4/10 (cursos de Dança, Teatro e Música) e 14/10 (cursos de Artes Visuais). 
 
No momento da matrícula, os candidatos aprovados deverão entregar a documentação conforme previsto no edital. As aulas remotas serão realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual.
 
É responsabilidade do estudante dispor dos equipamentos e da conexão necessária para participar dos cursos. Poderão ser utilizados também ferramentas de webconferência, por meio de plataformas on-line como Zoom, Google Meet e Skype.

Fonte: Agência Minas