Pfizer e AstraZeneca demonstram eficácia contra variante Delta, aponta estudo


Após duas doses, vacina da Pfizer foi 88% eficaz e da AstraZeneca 67% contra casos sintomáticos da cepa

As vacinas contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech e da Oxford-AstraZeneca demonstraram eficácia contra a variante Delta após a aplicação das duas doses, revelou um estudo do Reino Unido que contou com mais de 19 mil voluntários.

A pesquisa, publicada na revista científica New England Journal of Medicine, aponta que após as duas doses com 14 dias para fazer efeito, a vacina da Pfizer apresentou eficácia de 88% contra casos sintomáticos da cepa, enquanto o imunizante da AstraZeneca obteve 67%. Além disso, foi constatado que, com apenas uma dose, a vacina da Pfizer foi 36% eficaz e a da AstraZeneca foi de 30% contra a variante, o que, segundo os pesquisadores, reforça a importância de completar o ciclo de imunização.

O número de casos e o tempo de acompanhamento, no entanto, não foram suficientes para estimar a eficiência dos imunizantes contra hospitalização e óbito.

CoronaVac

Na 4ª feira (21.jul), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que os pesquisadores já começaram a estudar a eficácia do imunizante da CoronaVac contra a variante Delta.

Em entrevista coletiva no último dia 7, Covas afirmou que testes de laboratório realizados na China demonstraram a efetividade das duas doses do imunizante contra a cepa, no entanto, ainda faltavam dados populacionais sobre a proteção da vacina.

A variante delta é a mais transmissível das linhagens já catalogadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde sobre vigilância genômica do novo coronavírus, o Brasil já registrou mais de 110 casos da variante. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro admitem transmissão comunitária.

SBT News