Serasa: 6 em cada 10 endividados conseguem pagar dívidas em 60 dias


Segundo a pesquisa, consumidores inadimplentes priorizam a quitação dos atrasados mais recentes

Um levantamento realizado pela Serasa Experian revelou que 6 em cada 10 consumidores inadimplentes pagam suas dívidas em até 60 dias após o vencimento. As informações estão disponíveis na pesquisa Indicador de Recuperação de Crédito, divulgada na manhã desta segunda (20).

Segundo os dados, durante o mês de abril de 2021 foi identificado uma recuperação de 56,4%. As dívidas negativadas quitadas abrangeram principalmente os segmentos de Utilities (67,4%) e Bancos e Cartões (62,6). Ao contrário de todo o ano de 2020, o setor financeiro não foi o principal a reaver as contas negativas, enquanto as Financeiras recuperaram apenas 37,8% das dívidas.

O novo indicador destaca ainda a idade das dívidas e revela um padrão, pois as mais recentes tendem a ser mais recuperadas, enquanto aquelas com mais tempo de existência têm o percentual de quitação mais baixo. Considerando compromissos que estavam vencidos há 30 dias, 74,3% foram recuperados; de 30 a 60 dias, 42,4%; de 60 a 90 dias, 31,0%; de 90 a 180 dias, 28,3%; e 16,3% entre um e mais anos.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a aceleração da inflação pode acabar corroendo o poder de compra da população e, assim, dificultar a quitação das dívidas em atraso. Por este motivo, a recuperação das dívidas foi menor no mês de abril em comparação ao início do ano.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros do indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. 

SBT NEWS