Nova trincheira é inaugurada na avenida Afonso Pena e visa melhorar mobilidade em Uberlândia


Obra altera o tráfego na região, elimina passagem em nível e reorganiza fluxos entre bairros do setor Leste

Foi inaugurada nesta quarta-feira (23) a trincheira Norberto Carlos Nunes de Paula, na avenida Afonso Pena, sob a linha férrea. A estrutura faz parte do programa Uberlândia Integrada 3, voltado à modernização da infraestrutura urbana e à melhoria da mobilidade na cidade.

A nova passagem deve desafogar o trânsito na região e facilitar o acesso aos bairros do setor Leste, como Umuarama, Alto Umuarama e Granja Marileusa. A obra também amplia a ligação com o aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato, contribuindo para mais fluidez e segurança viária.

O novo equipamento público tem duas faixas de rolamento destinadas a veículos e duas passagens exclusivas para pedestres. A trincheira, uma das maiores de Uberlândia, conta com 200 metros de extensão e 6,5 metros de largura. Pelo trecho, circulam, aproximadamente, 35 mil veículos por dia, sendo a principal ligação da região central de Uberlândia aos bairros Alto Umuarama e Granja Marileusa.

“Este é mais um equipamento de mobilidade urbana que inauguramos nestes quatro primeiros meses de mandato, garantindo, assim, redução de tempo de viagens, melhores condições de trafegabilidade, segurança e modernidade no trânsito. Esta obra vai encurtar caminhos e agilizar deslocamentos no setor Leste da cidade, elevando a qualidade de vida dos motoristas que transitam nessa região. A construção e a inauguração desta trincheira reforçam nosso compromisso de atender as demandas da nossa população e promover o desenvolvimento sustentável de Uberlândia”, destacou o prefeito Paulo Sérgio. Neste mês de abril, no dia 10, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou uma trincheira na rua Haia, no bairro Alto Umuarama, e no dia 11, uma ponte sobre o Rio Uberabinha, na avenida Izeth Domingos, no bairro Taiaman.

Prefeitura inaugura trincheira da avenida Afonso Pena 1
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

A construção da trincheira Norberto Carlos Nunes de Paula, na avenida Afonso Pena, segue o conceito de obra de arte devido às suas dimensões, aspectos e integração com o ambiente, tendo sido concebida como fruto da união do trabalho de especialistas, como engenheiros e arquitetos. Os trabalhos foram executados pela empresa Grada Construtora Ltda, vencedora de processo licitatório, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A ordem de serviço para a construção foi assinada em agosto de 2022, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio. O recurso investido pelo município, orçado em R$ 16,7 milhões, é oriundo do Fundo Municipal de Transporte com financiamento obtido junto ao Banco do Brasil.

Homenagem

A trincheira na avenida Afonso Pena, inaugurada pelo prefeito Paulo Sérgio nesta quarta-feira, recebeu o nome de Norberto Carlos Nunes de Paula, engenheiro civil que ingressou no serviço público municipal de forma efetiva em 1979, nos quadros da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Ao longo de mais de 40 anos de atuação na esfera pública, foi diretor da Futel, diretor da Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), chefe de gabinete do ex-prefeito Paulo Ferolla, vereador por quatro mandatos e secretário municipal de Obras na gestão do ex-prefeito Odelmo Leão.

Pela sua atuação como engenheiro e servidor público efetivo, foi responsável pelo acompanhamento e fiscalização de obras relevantes para Uberlândia, como as das construções do Complexo do Parque do Sabiá (incluindo o Estádio Municipal Parque do Sabiá) e do Centro Administrativo Municipal Virgílio Galassi, além de diversas outras estruturas de mobilidade urbana na cidade.

Prefeitura inaugura trincheira da avenida Afonso Pena 2
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

Mudanças no trânsito

Devido à inauguração da trincheira da avenida Afonso Pena, que a Prefeitura de Uberlândia realizou nesta quarta-feira, foram executadas mudanças, a partir de hoje (23), no sentido de circulação das avenidas Cesário Alvim, Afonso Pena e Floriano Peixoto, nos bairros Alto Umuarama e Granja Marileusa. As alterações foram feitas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran).

As alterações de sentido de vias abrangem o trecho entre a avenida Doutor Vicente Salles Guimarães e a rua Lapa do Lobo. Confira como ficam os novos fluxos:

  • avenida Afonso Pena: passa a ter sentido único centro–bairro;
  • avenida Floriano Peixoto: circulação passa a ser feita em sentido único bairro–centro, com exceção do trecho sob o pontilhão;
  • avenida Cesário Alvim: passa a ter sentido único centro–bairro, com exceção do trecho a partir da avenida Maria Silva Garcia, cujo tráfego será em mão dupla.
Prefeitura inaugura trincheira da avenida Afonso Pena 3
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

Rotas

Os motoristas devem acessar a rua Tito Teixeira, seguir pela avenida Floriano Peixoto (sob o pontilhão), convergir à direita na avenida Vicente Salles Guimarães e retornar para a avenida Cesário Alvim.

Condutores que estiverem na avenida Doutor Vicente Salles Guimarães (sentido aeroporto–centro) e desejarem seguir para o bairro Granja Marileusa devem acessar pelas avenidas Cesário Alvim ou Laerte Caetano da Silva, uma vez que não haverá mais a conversão para direita na avenida Floriano Peixoto.

Quem trafegar pela rua Dr. Luiz Antônio Waack, no bairro Umuarama, pode acessar a nova trincheira pela avenida João Pinheiro, seguindo pela rua Iguaçu até a avenida Afonso Pena.

Linhas de ônibus

Com as mudanças no trânsito que foram realizadas em virtude da inauguração da trincheira da avenida Afonso Pena, seis linhas de ônibus do transporte público municipal tiveram seus trajetos ajustados:

  • A214 (Terminal Umuarama – Bosque dos Buritis)
  • A219 (Terminal Umuarama – Coca-Cola via Bosque dos Buritis)
  • T123 (Algar Tech – Terminal Umuarama – Terminal Central)
  • T126 (Terminal Umuarama – Algar Tech ACS)
  • A211 (Terminal Umuarama – Aclimação via Clube Tangará)
  • A230 (Dom Almir – Terminal Umuarama)

A partir desta quarta-feira, essas linhas não precisam mais passar pelo bairro Custódio Pereira, passando a utilizar a nova trincheira para dar continuidade aos itinerários. Os veículos saem do Terminal Umuarama pela avenida Afonso Pena, seguem pela avenida Vicente Salles Guimarães e acessam a avenida Floriano Peixoto pela nova interseção.