Imagens | Polícia Federal
No último domingo (27), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) prendeu, em Uberlândia, um dos principais líderes de uma organização criminosa investigada por atuação no tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu no desdobramento da Operação Fake Rice, deflagrada inicialmente em 27 de maio.
A ação teve como objetivo o cumprimento de 76 mandados judiciais, sendo 37 de prisão temporária e 39 de busca e apreensão, além de medidas de sequestro patrimonial até o limite de R$ 120 milhões. Ao todo, nove municípios foram alcançados, estando eles distribuídos nos estados de Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.
As investigações apontam que o grupo criminoso atua há pelo menos oito anos nas etapas de importação, transporte, armazenamento e distribuição de grandes volumes de entorpecentes; com foco especial na maconha oriunda do Paraguai e da Colômbia.
O esquema já está vinculado a pelo menos nove apreensões expressivas de carregamentos de maconha, que totalizam cerca de 27 toneladas da droga, além da desativação de uma lavoura clandestina com aproximadamente 2 mil pés da planta.
Durante a captura do investigado, os agentes realizaram apreensões adicionais que reforçam as provas contra a organização, incluindo porções de drogas, uma máquina a vácuo utilizada para o empacotamento de entorpecentes e mais de R$ 100 mil em tênis de luxo.
A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal (PF) e integra esforços conjutos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) no combate estruturado ao crime organizado no estado.
Veja a reportagem completa:
