PM recupera parte dos medicamentos do SUS roubados da Central de Abastecimento em Uberlândia


Medicamentos haviam sido roubados na noite de segunda-feira (14); ação da PM nesta quinta (17) recuperou parte da carga desviada

A Polícia Militar de Minas Gerais recuperou, nesta quinta-feira (17), uma parte significativa da carga de medicamentos roubada da Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) de Uberlândia, em um crime classificado como atentado à coletividade. A ação rápida e coordenada envolveu diferentes unidades da PM e contou com o trabalho estratégico da inteligência policial.

O roubo à mão armada ocorreu na noite da última segunda-feira (14), quando criminosos invadiram a unidade, renderam os funcionários e levaram medicamentos de uso essencial, adquiridos com recursos públicos para abastecimento das unidades de saúde do município por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a tenente Veloso, que esteve à frente da operação, o trabalho da Polícia Militar foi intenso e envolveu o uso de estratégias operacionais e de inteligência. “A partir desse momento, a nossa unidade aqui, o GER, a 9ª Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado (9ª Cia PM Ind. PE), juntamente com o 32º Batalhão, em uma atividade totalmente coordenada, tanto operacional quanto de inteligência, desdobrou seus meios no levantamento de informações, abordagens em zonas quentes de criminalidade e verificação de dados”, afirmou.

As investigações levaram à informação de que a carga roubada seria levada para Belo Horizonte e, antes disso, seria transbordada às margens da BR-452, em Uberlândia. Equipes do GER e do ROCA passaram a realizar patrulhamentos na região.

Durante uma dessas rondas, policiais localizaram uma grande quantidade de caixas contendo os medicamentos em uma estrada vicinal, parcialmente escondidas na vegetação. “Algumas caixas já estavam danificadas e apresentavam medicamentos fracionados, o que indica que o veículo que fez o descarte saiu de forma apressada e chegou a passar por cima de parte do material”, relatou a tenente Veloso.

Apesar da recuperação parcial da carga, as investigações continuam. A Polícia Militar segue em busca da identificação e prisão dos envolvidos, em parceria com a Polícia Civil. “O trabalho não para. Recuperamos os medicamentos, mas agora vamos atrás dos responsáveis. Contamos também com a ajuda da população de bem para denunciar e nos ajudar a prender esses criminosos”, reforçou a oficial.

As autoridades destacam que a colaboração popular é essencial para o combate a crimes desse porte. Informações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

+Relembre o caso

Confira a reportagem: