Campanha educativa da PCMG aborda a segurança no trânsito para idosos

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

A promoção da segurança no trânsito para pessoas na terceira idade é a proposta da campanha educativa “Sinal verde para o idoso”, idealizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). As peças publicitárias, blitz educativas e palestras virtuais destacam que a proteção nas vias é uma responsabilidade compartilhada entre o próprio idoso, a família e demais envolvidos no trânsito.

As atividades começaram em 15 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e continuam neste mês de julho. Durante as ações, educadores do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) abordam as diversas situações enfrentadas pelos idosos no dia a dia, seja como pedestres, condutores ou passageiros.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Josie Germino, destaca que a campanha demonstra a importância da reflexão sobre a percepção do risco e de proteção da vida. “Pretendemos desenvolver na pessoa idosa e naqueles que estão à sua volta reflexões e posturas cidadãs sobre mobilidade e segurança no trânsito. É importante, por exemplo, compreender os limites postos pela idade, observar a saúde, não ter vergonha de pedir ajuda e saber o momento certo de parar de dirigir”, diz.

Visando ampliar o alcance das propostas do projeto, novas parcerias foram estabelecidas com empresas de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, conselhos e associações de proteção ao idoso, além de educadores de trânsito da sociedade local.

Em razão dos resultados alcançados, a campanha está concorrendo ao Prêmio Denatran 2021, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira a realizar produção técnica, científica e artística, premiando os melhores trabalhos sobre segurança viária.

Polícia Civil

LEIA TAMBÉM!