Dois diretores do DMAE são presos na 2ª fase da Operação Poseidon

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
David Thomaz Neto, um dos presos na 2ª fase da Operação Poseidon

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia cumpriu a 2ª fase da Operação Poseidon na tarde desta quarta-feira, 28. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão. Dois atuais diretores do DMAE estão entre os presos.

Em nota divulgada à imprensa, o Gaeco informou que foram presos preventivamente o diretor-geral adjunto do DMAE e ex-vereador David Thomaz Neto e o diretor-técnico da autarquia, Carlos Henrique Lamounier Borges.

O ex-diretor geral do DMAE Epaminondas Honorato Mendes não havia sido encontrado e chegou a ser considerado foragido, mas acabou sendo preso no início da noite.

Destes seis mandados de prisão emitidos pelo Gaeco, três já haviam sido cumpridos anteriormente, durante a 1ª fase da operação. O ex-diretor do DMAE, Manoel Calhau Neto, e os diretores da empresa Araguaia Engenharia, Daniel Vasconcelos Teodoro e João Paulo Voss, foram presos no último dia 19 de fevereiro.

Ainda nesta quarta-feira, o juiz José Luiz de Moura Faleiros transformou o pedido de prisão temporária dos seis investigados em prisão preventiva.

A denúncia julgou que os investigados cometeram três crimes de peculato, nos quais 8 milhões de reais foram desviados do DMAE em favor da Araguaia Engenharia. Eles também respondem pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

A TV Vitoriosa já solicitou nota junto ao DMAE a respeito das prisões efetuadas nesta quarta-feira e aguarda resposta.

Entenda o caso

No último dia 19 de fevereiro, o Gaeco deflagrou a Operação Poseidon. A ação é um desmembramento da denúncia, feita pelo vereador Thiago Fernandes, a respeito de um grande vazamento de água em uma estação do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), divulgado pela TV Vitoriosa em outubro do ano passado.

Saiba Mais

GAECO deflagra Operação Poseidon, que investiga irregularidades entre DMAE e empresa de engenharia

LEIA TAMBÉM!