Dois são presos na represa em Tupaciguara praticando pesca subaquática ilegal


Dois homens foram presos em flagrante por pesca ilegal subaquática no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas, em Tupaciguara, na tarde desta segunda-feira, 1º de maio. Os militares ambientais da 9º Cia PM IND MAT, de Uberlândia realizavam patrulhamento aquático para coibir a prática de crimes ambientais e dar segurança aos frequentadores do manancial, quando avistaram uma embarcação próximo à margem.

Um deles estava com roupa de mergulho, sentado na proa do barco. Durante a abordagem foi verificado dentro do barco diversos equipamentos (snooker, nadadeiras, máscara de mergulho, roupa de mergulho de neoprene e um arbalete – uma arma de disparo de arpões – com arpão) usados na pesca subaquática.

Próximo à embarcação um mergulhador foi flagrado emergindo, com toda vestimenta para prática de mergulho, inclusive com o arbalete e arpão na mão. Ficou constato que os dois autores, de 24 anos de idade, oriundos da cidade de Itumbiara/GO, estavam praticando a pesca mediante a utilização de aparelhos, apetrechos, técnicas e métodos não permitidos, pois não tinham a devida licença do órgão competente para essa modalidade de pesca.

Os dois foram presos em flagrante por contrariar o artigo 34 da Lei Federal 9605/98 “ Lei dos Crimes Ambientais” com pena prevista de de um a três anos de detenção. Também foi lavrada uma atuação administrativa no valor de R$ 538,25 para cada um.

Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para delegacia de Policia Civil da cidade de Araguari/MG para providências de Polícia Judiciária.