Em solenidade, militares queimam bandeira do Brasil em Uberaba


(Imagem: PMMG/Divulgação)

Nesta terça-feira, 19, de frente ao 4ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi realizado a solenidade do Dia da Bandeira Nacional em Uberaba. Militares, alunos do Colégio Tiradentes e demais órgãos do Sistema de Defesa Social participaram do evento.

Nesta data comemora-se o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo exponencial da Pátria. A Bandeira Nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, 4 dias após a Proclamação da República, trazendo em seu cerne os ideais republicanos sintetizados no lema “Ordem e Progresso”, originário do positivismo de August e Comte, que se traduz em : “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.

Em dias de festa ou luto nacional é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo, é obrigatório seu hasteamento solene, em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana. No entanto, no dia 19 de novembro, o hasteamento e arriamento ocorrem às 12 horas e 18 horas respectivamente, com solenidades especiais.

A Polícia Militar de Minas Gerais, nessa data realizou as atividades inerentes ao culto à Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo. De acordo com o Art. 32 da Lei N.º 5.700 de 1º de setembro de 1.971, “As Bandeiras em mau estado de conservação deverão ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar.”