Entenda como funciona o “saidão” de detentos em Uberlândia


(Imagem: Carlos Vilela / TV Vitoriosa)

No final do ano muitos detentos têm o direito do “saidão”, em que eles podem voltar para casa e ficar sete dias com a família. Só no presídio Jacy de Assis, 123 presos vão ter direito ao benefício. Conversamos com o Coronel Adanil, diretor da cadeia, sobre o assunto.

A saída de cinco vezes ao ano é garantida por lei para detentos com regime semiaberto e com bom comportamento. O “saidão” é bastante usado no dia das mães e finais de ano, por isso é bom ficar atento à segurança nesse período de festas.

Segundo Coronel Adanil, para o detento sair da unidade é formada uma comissão técnica, que classifica os presos para definir qual pode sair e se houve o tempo de 45 dias de distância entre uma saída e outra. O pedido do “saidão” é encaminhado para o juiz da Vara de Execuções, que pode ou não homologar.

Se houver demora de trinta minutos ou mais na volta dos detentos para o presídio, o indivíduo é considerado foragido da polícia. O coronel contou que é comum demorarem de um a dois dias para retornar, mas todos acabam voltando e sofrem punições por isso.

A Polícia Militar (PM) estará fazendo a segurança da cidade para manter a ordem nesse tempo em que muitos presos estão soltos.

 

Informações por Vinícius Lemos