ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Com 2º maior índice de infestação, Ituiutaba inicia ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Carolina Vilela

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Ituiutaba, no Pontal do Triângulo, registrou o segundo maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, entre os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes. A taxa de incidência acumulada de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde, está seis vezes acima do tolerado, ou seja, 6%, enquanto o aceitável é de 1%.

A cidade já registrou somente em 2017 mais de 200 casos notificados da doença. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que foram 64 casos suspeitos em janeiro, 84 em fevereiro e 57 nas três primeiras semanas de março. O principal foco está nas residências, 80% do total.

Com este resultado, a Prefeitura intensificou ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Medidas como carro uso do carro fumacê, mais agentes de endemia nas ruas e formação de novas equipes de vacinação são adotadas.

Para o Secretário Municipal de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, o médico Elias Hércules Neto, o maior aliado na guerra para combater o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças ainda continua sendo a participação atenta da própria população.

Mutirões de limpeza e fumacês são aplicados todos os dias das 5h às 8h40 e das 17h às 22h. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, atualmente conta com 36 agentes, porém, a partir da próxima semana, 30 novos agentes contratados via processo seletivo realizado no ano passado, e que concluíram o treinamento essa semana farão parte da equipe.

A Diretoria de Vigilância, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve há dois meses o trabalho de vacinação rotineira na zona rural do município de Ituiutaba, onde existem cerca de 3.400 domicílios. Quase 60% desses locais foram visitados, feito a atualização do cartão de vacinação. Apesar de não encontrar moradores em algumas residências, a meta é fechar os 100% até o final da primeira quinzena de abril. Como não se trata campanha, e sim de regularização do cartão, as equipes estão fazendo todas as vacinas, entretanto a atenção maior é com a febre amarela. Até o momento mais de oito mil doses foram aplicadas em todo o município.

Com Prefeitura de Ituiutaba

LEIA TAMBÉM!