Com 2º maior índice de infestação, Ituiutaba inicia ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti


Ituiutaba, no Pontal do Triângulo, registrou o segundo maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, entre os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes. A taxa de incidência acumulada de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde, está seis vezes acima do tolerado, ou seja, 6%, enquanto o aceitável é de 1%.

A cidade já registrou somente em 2017 mais de 200 casos notificados da doença. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que foram 64 casos suspeitos em janeiro, 84 em fevereiro e 57 nas três primeiras semanas de março. O principal foco está nas residências, 80% do total.

Com este resultado, a Prefeitura intensificou ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Medidas como carro uso do carro fumacê, mais agentes de endemia nas ruas e formação de novas equipes de vacinação são adotadas.

Para o Secretário Municipal de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, o médico Elias Hércules Neto, o maior aliado na guerra para combater o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças ainda continua sendo a participação atenta da própria população.

Mutirões de limpeza e fumacês são aplicados todos os dias das 5h às 8h40 e das 17h às 22h. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, atualmente conta com 36 agentes, porém, a partir da próxima semana, 30 novos agentes contratados via processo seletivo realizado no ano passado, e que concluíram o treinamento essa semana farão parte da equipe.

A Diretoria de Vigilância, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve há dois meses o trabalho de vacinação rotineira na zona rural do município de Ituiutaba, onde existem cerca de 3.400 domicílios. Quase 60% desses locais foram visitados, feito a atualização do cartão de vacinação. Apesar de não encontrar moradores em algumas residências, a meta é fechar os 100% até o final da primeira quinzena de abril. Como não se trata campanha, e sim de regularização do cartão, as equipes estão fazendo todas as vacinas, entretanto a atenção maior é com a febre amarela. Até o momento mais de oito mil doses foram aplicadas em todo o município.

Com Prefeitura de Ituiutaba