Conferência da Educação reúne diversos profissionais de Uberlândia


Aberto nesta segunda-feira (13), evento serve como preparação para as etapas estadual e nacional

Um sucesso de público com diversos profissionais movidos por um objetivo em comum. Avaliar o sistema educacional e propor diretrizes para um serviço ainda melhor. Esse foi o resultado da Conferência da Educação, aberta nesta segunda-feira (13), no anfiteatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro serve como ponto de partida para a Conferência Nacional da Educação (Conae-2018).

A abertura da etapa municipal foi marcada por palestras ditadas pelos temas “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Para a secretária de Educação, Célia Tavares, trata-se de uma oportunidade para avaliar a realidade atual do serviço e propor ainda mais melhorias para o âmbito local, estadual e nacional.

“É uma preparação para o Conae, que acontecerá em novembro de 2018, em Brasília. Até lá, passamos por várias etapas e, nesta segunda-feira, estamos iniciando a fase municipal. É uma reunião realizada em todas as cidades para discutir e elaborar propostas, divididas em eixos temáticos, antes da etapa territorial dos municípios do Triângulo Mineiro, a ser realizada no dia 25 de novembro, em Uberlândia. Também reunimos os delegados representantes das escolas, num total de 36 profissionais que levarão os temas para Conferência Estadual, em março de 2018 em Belo Horizonte, com foco na avaliação do Plano Nacional da Educação”, explicou.

Sucesso de público

Para a coordenadora do Fórum Municipal da Educação, Arlene Morais, a grande participação do público no primeiro dia do evento é um reflexo da sua importância para o cenário local. “Tivemos o envolvimento de toda a comunidade, com pais, alunos, diretores, professores, pedagogos, serviços gerais, as assistentes de serviços administrativos (Asas) e outros profissionais do Ensino Superior e da Educação Básica. Este é um momento ímpar e ver o anfiteatro lotado foi um exemplo disso. Estamos muito felizes pelo envolvimento e com certeza essa é uma iniciativa que há de trazer boas realizações para a cidade, o estado de Minas Gerais e o país, principalmente na valorização dos nossos profissionais e na discussão de propostas para que possamos crescer juntos pela Educação”, destacou.

Programação continua nesta terça-feira (14)

A Conferência da Educação continua nesta terça-feira (14), a partir das 8h, com a participação dos representantes das instituições de ensino, que serão reunidos por grupos de trabalho para a apresentação, discussão e preparação dos nove eixos temáticos a serem abordados. As atividades acontecem no anfiteatro do bloco 3Q da UFU, localizado na avenida João Naves de Ávila, 2.121, no bairro Santa Mônica. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino e demais parceiros.

Prefeitura de Uberlândia