Conferência sobre Igualdade Racial é aberta em Uberlândia; Veja a programação

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Foi aberta, na noite desta sexta-feira (21), a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comupir). O evento foi realizado no anfiteatro do bloco 5S, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Santa Mônica e é fruto de uma parceria entre Diretoria de Igualdade Racial (Diigual) da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs.

O tema da conferência é ‘O Brasil na década Afrodescendente: Uberlândia Promovendo a Igualdade Racial, por nenhum direito a menos’. Durante a abertura, a secretária se manifestou sobre a importância dessas ações. Para ela, amplia o debate e dá voz a todos os agentes sociais, em busca de uma mudança real de paradigmas. “Isso provoca um crescimento a nível pessoal e a nível social. Ouvir essa voz é importante para encontrarmos um norte para as políticas públicas. É extremamente gratificante ter uma diretoria que trata deste tema na pasta de Cultura”, informou a secretária.

Debate

Durante a Conferência, foi realizada a palestra do professor e filósofo Domingos Barbosa, conhecido no ramo por ‘professor Dumas’. O estudioso discursou em nome da Secretaria de Políticas de de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

Em sua concepção, o debate racial serve para desconstruir a falsa ideia de que não existe racismo no país. “É preciso que o povo negro se organize, junto aos parceiros brancos, para tornar o Brasil de fato para todos os povos”, disse o professor Dumas.

Para ele, o caminho para atingir uma nação mais igualitária passa, diretamente, pela educação. “É preciso repensar um novo sistema educacional, com mudanças em disciplinas no currículo, para que o aluno aprenda a respeitar pessoas com concepções diferentes de vida”, opinou.

Programação

A programação da Conferência continua neste sábado (22). Das 8 às 12h, haverá uma discussão sobre ações de grupos de trabalhos relacionados ao tema.

Entre 13h30 e 14h30, haverá  inscrição de candidatos para apresentação de propostas para ser apresentadas a órgãos públicos no sentido de quebrar paradigmas em relação a povos de origem afrodescendente. Das 14h30 às 17h30, está programado o fechamento das propostas selecionadas por comissões. O encerramento das atividades está marcado para as 17h30.

Prestigie!

O quê: IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMUPIR
Local: Anfiteatro 5S – Campus Santa Mônica – Universidade Federal de Uberlândia
Quando: sexta (21) e sábado (22)
Mais informações: (34) 3239-2571

LEIA TAMBÉM!