Covid-19, Prefeitura de Uberlândia abre cadastro para vacina de pessoas com comorbidades


GESTANTES E PUÉRPERAS TAMBÉM PODEM CADASTRAR, INDEPENDENTEMENTE DE CONDIÇÕES PRÉ-EXISTENTES; VACINAÇÃO OCORRERÁ SEGUINDO ORDEM DE PRIORIDADE DEFINIDA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Prefeitura de Uberlândia inicia, nesta sexta-feira (07), o cadastro de pessoas com comorbidades prioritárias, gestantes e puérperas – independentemente de condições pré-existentes, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O agendamento está disponível pela seção de cadastro para vacinação do Portal da Prefeitura.

Poderão fazer o cadastro pessoas com idade entre 18 e 59 anos com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal grave, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares graves, indivíduos transplantados de órgão sólido (ex.: rim, fígado, pâncreas, etc), anemia falciforme, câncer (em tratamento e com liberação médica) e obesidade grave, entre outros. A lista completa pode ser consultada no site da Prefeitura.

O portador dessas comorbidades deverá anexar no momento do cadastro um atestado médico confirmando a condição de saúde. O modelo do atestado será disponibilizado no Portal da Prefeitura para que a pessoa preencha as informações. O atestado também deverá conter a Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura e carimbo do médico responsável.“Definimos a estratégia de disponibilizar o modelo de atestado para ser algo padronizado para todos e pensando também em quem não faz acompanhamento da rede pública”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

Para quem é atendido na rede municipal, haverá um cruzamento de dados entre as informações fornecidas na hora do cadastro com o prontuário eletrônico municipal. No entanto, é fundamental verificar se o cadastro foi confirmado. Caso não seja, será necessário anexar o atestado médico.

Fonte: PMU