Desenvolvimento Social apresenta relatório sobre primeiros 100 dias de trabalho em Ituiutaba


Nos primeiros cem dias de trabalho, da Administração Fued Dib e Gilberto Bernal Júnior a Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Ituiutaba realizou expressivo número de atendimentos. O esforço para ajudar a construir o futuro melhor, tem exigido dedicação e profissionalismo desde o primeiro dia da atual gestão.

A pasta do desenvolvimento social, dentre outras funções vitais, responde pelo acompanhamento de cadastro de mais de 20 mil famílias pelo sistema CadÚnico, funcionamento dos Centro de Referência e Assistência Social, CRAS localizados nos bairros: Ypiranga, Natal, Brasil e Alvorada.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, nestes primeiros cem dias, treinou e capacitou servidores, implantou projetos como arte recicla, mulheres artesãs, fez parceria com a Secretaria de Educação no projeto de alfabetização de jovens e adultos. Acompanhou cerca de 1.547 pessoas nos CRAS em situação de vulnerabilidade, prestou atendimento a 1942 pessoas pelo CadÚnico; retomou o Projeto oficial mirim, participou de campanhas em comemoração ao Dia da Mulher, do uso consciente e racional da água. Realizou o curso de fabricação de chocolates para mulheres aumentarem a possibilidade da renda famíliar no período da páscoa. Confira o relatório abaixo.

CRAS- Centro de Referência de Assistência Social

Inventário: Realizado para conhecer os equipamentos, aparelhos e insumos utilizados nas atividades rotineiras das unidades. Constatado utensílios sem condições de uso e produtos vencidos.

Limpeza: com o objetivo de colocar as dependências dos CRAS em condições dignas de receber a população foi realizada limpeza geral nas áreas internas e externas, como também combates contra insetos. O espaço foi todo organizado. Providências foram tomadas para realizar reformas, principalmente pintura dos prédios, que serão iniciadas em breve. Foram realizadas também manutenção dos equipamentos e bens móveis.

Reestruturação da equipe técnica e planejamento das ações: Atendendo as normas do Sistema Único de Assistência Social foi composta a equipe técnica dos CRAS que planejou as ações a serem desenvolvidas no decorrer do ano, com o objetivo de oferecer serviços em conformidade com as demandas da população e do território de abrangência de cada CRAS.

Capacitações: Os servidores da Seds participaram de diversas capacitações para aprimorar os conhecimentos e consequentemente melhorar a qualidade dos serviços prestados pela secretaria, sendo:

-SEDESE: Orientações sobre o Cadastro Único

-Seds: Qualidade de atenção nos serviços/SUAS

-SENAR: Educação para a Organização Comunitária

-SEDESE: Orientações sobre os serviços: Programa de Atendimento Integral a família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

-SEDESE: Relacionamento dos gestores, conselho tutelar e conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente.

Implantação das seguintes oficinas nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

-Grupo de jovens: -Teatro; dança; canto e violão; arte circense; inglês; esporte (futebol de salão e grama, karatê)

Total de jovens atendidos: 183

-Grupo de idosos: Teatro, Contação de histórias, dança, alongamento, bailão.

Total de idosos atendidos: 1132

-Grupos da comunidade: Artesanato em geral, corte e costura, informática, prática chinesa

Total de pessoas atendidas: 165

Projetos:

-Bem-Estar (todos os CRAS): Atendimentos a 56 gestantes com acompanhamento psicossocial e doação de enxovais.

-Arte e Recicla (CRAS Natal): Atendimento a 15 pessoas, implantação de oficinas de confecção de Puff de garrafa pet e sabonetes e velas artesanais. As integrantes recebem bolsa auxílio de 30% do salário mínimo.

-Mulheres artesãs (CRAS Brasil): Atendimento a 10 mulheres com confecção e comercialização de artesanato em geral. Todas as integrantes recebem bolsa auxílio de 30% do salário mínimo.

– Alfabetização de adultos (todos os CRAS): Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação os CRAS mobilizaram e matricularam 92 alunos, tendo sido implantadas salas de aula em todos os CRAS e no CEU.

Atendimentos: Foram realizados nos CRAS 1547 atendimentos de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Encaminhamentos: Foram feitos 302 encaminhamentos para a rede sócio assistencial e intersetorial visando o atendimento das necessidades apresentadas.

Visitas Domiciliares: 493 visitas realizadas

Benefícios eventuais concedidos:

-Cesta básica: 683

-Fraldas geriátricas:68

-Emissão de documentos: 46

-Foto 3 a 4: 24

BPC- Benefício de Prestação Continuada: 56

Cadastro Único: 1942 cadastros realizados

Articulação com a rede/parcerias:

– Projeto FICA: Atendimento a 208 adolescentes;

-PSF: Atendimento a 158 pessoas;

-Quadra de Futsal Rei Pelezinho: Atendimento a 32 adolescentes

-Diretoria do Campo de Futebol Guarani: Atendimento a 32 adolescentes

-Paróquia São Francisco de Assis: Cessão de sala para curso de alfabetização

-Projeto Bombeiro Mirim

-Escola Salim Bittar: Cessão da quadra poliesportiva para atividades com 41 jovens atendidos pelo CRAS Brasil;

-Escola João Martins: Atendimento a 65 crianças com oficinas de teatro e karatê

-UEMG: Estagiários do curso de Psicologia para realização de ações socioeducativas.

-Reuniões mensais condicionalidade da saúde/programa bolsa família: 130 pessoas presentes

Eventos:

-Realização do carnaval para a Terceira Idade/ Forró Folia: 656 idosos participaram

-Comemoração Dia da Mulher: Palestras nos CRAS e participação no evento na praça Getúlio Vargas “Atitude de Mulher, Mulher de Atitude” em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio.

-Participação na caminhada em comemoração ao “Dia Mundial da Água” em parceria com a SAE;

-Visita de 40 donas de casa freqüentadoras dos CRAS à SAE/Estação de Tratamento de Água, para conhecer o processo de tratamento de água e a importância de seu uso racional.

– Apresentação do Grupo de Contação de histórias do CRAS Natal”Raízes que brotam flores, no CEU para crianças do Centro Social Leão XIII.

-Lançamento do curso de Alfabetização de adultos com a apresentação do grupo de jovens do CRAS Ipiranga.

Implantação do CRAS Pirapitinga: Início de reforma para adequação do prédio

Projeto Oficial Mirim:

As atividades foram iniciadas em fevereiro, com 34 adolescentes que foram recebidos na Secretaria de Desenvolvimento Social pelo secretário e sua equipe. Foram entregues o novo uniforme em seguida realizada dinâmica” apresentação através de gravuras”com o objetivo de permitir a apresentação valores pessoais e o exercício da comunicação

Realizado treinamento: “Etiquetas e boas maneiras como profissional”

Cursos: Informática, gramática, redação e oratória

Palestra: A importância da comunicação

Visita técnica a Captação de água no Ribeirão São Lourenço, com plantio 20 mudas de arvores em parceria com IEF, Secretaria municipal de Meio Ambiente e SAE.

Formação de “Grupos de Orientação Familiar”: Encontros mensais com os pais dos adolescentes do projeto com o objetivo de transmitir conhecimentos, esclarecimentos e discutir sobre diversos temas ligados a adolescência, buscando contribuir para melhorar a convivência familiar. Os encontros realizados nos CRAS tem contado com a participação maciça dos pais.

CadÚnico/Bolsa Família:

-Cadastros atualizados: 1103

-Inclusões: 374

-Transferências feitas para o nosso município:21

-Benefícios bloqueados:204

-Benefícios desbloqueados:44

-Benefícios cancelados:156

-Reversões de benefícios:17

-Emissão de carteira para transporte interestadual gratuito para idosos: 05

Setor de Habitação:

Foram recebidas 147 denúncias referentes a ocupações irregulares do Programa Minha Casa Minha Vida, realizadas 79 visitas com a finalidade de investigar a veracidade das denúncias, 63 casos concluídos e encaminhados relatórios para a GIHAB/UB para que possam tomar as providências quanto a desocupação destas casas e assim atender parte da demanda existente no município.

Atendimento assistencial na Seds:

-Foram realizados 200 atendimentos

-Feitas 95 visitas para averiguar denúncia, conceder ou fazer desligamento do programa bolsa família.

– Realizadas 57 visitas para aplicação de questionário referente ao programa BPC na escola.

UAITEC

Alunos matriculados:375

-Curso de Inglês: 50

-Curso de Espanhol:45

-Informática básica: 35

-Inclusão digital:65

Vídeo Conferências:05

Apoio a entidades não governamentais:

-Foram emitidos certificados de registro no Conselho Municipal de Assistência Social para 12 entidades e cadastradas 05 entidades.

-Realizada palestra no Programa Siga Bem Caminhoneiro, no posto Décio sobre o tema: Lei Maria da Penha

-Participação em reunião com o setor jurídico da prefeitura com a finalidade de receber orientações sobre a lei 13.019 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

-Articulação junto ao núcleo de psicologia da UEMG, onde conseguiu 03 estagiários para atuarem junto as entidades Casa dos Velhos Bezerra de Menezes e Lar do Idoso Padre Lino José Correr.

Visita as entidades: Casa dos Velhos Adolfo Bezerra de Menezes, Lar do Idoso Padre Lino José Correr, Casa da Divina Providência, Centro Social Leão XIII, Vida e Missão.

Novos Projetos Sociais

Encaminhamento a Câmara Municipal de projeto de lei com a finalidade de retornar os projetos: Jardineiro mirim, mãos que criam e tecelagem.

Início de reforma no espaço para funcionamento dos referidos projetos. Dança: Reestruturação da equipe técnica e planejamento das ações

ASCOM Pref. Ituiutaba