Fundação Ulysses Guimarães desenvolve projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política


A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.

Conheça melhor a Fundação Ulysses Guimarães

O que é uma fundação?

Simplificadamente, uma fundação é uma entidade de interesse social, sem fins lucrativos, que se estrutura mediante a destinação de um patrimônio para a realização dessa finalidade social. Com o advento do Código Civil Brasileiro, houve a consolidação das fundações como forma utilizada por pessoas ou instituições que, de maneira altruísta, separam parte de seus patrimônios para finalidade social de modo a ajudar seus semelhantes.

Qual o papel social da Fundação Ulysses?

Sua vocação é a de entidade formadora de conceitos norteadores da condução do país rumo ao desenvolvimento democrático.

Qual o foco de atuação da Fundação Ulysses Guimarães?

A Fundação tem primado Formação Política do cidadão e pela extensão deste programa a todo cidadão, no maior número possível de municípios brasileiros.

De que forma a Fundação desenvolve sua principal função, a de formar politicamente o cidadão?

Para ir ao encontro de seu principal objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães concebeu e implantou o Programa de Formação Política. Trata-se de um programa que leva à grande maioria dos municípios brasileiros – a meta é alcançar todos – cursos de formação para a cidadania que discutem diferentes temáticas. Os materiais são elaborados por parcerias acadêmicas especializadas e os cursos são ministrados por mediadores cujos valores e princípios coincidem com esta causa a ponto de a ela se vincularem.

Como a Fundação Ulysses se estrutura?

A Fundação Ulysses estrutura-se da seguinte forma: uma sede nacional, em Brasília, onde são planejadas as grandes ações e onde são coordenadas as atividades administrativas, e uma representação em cada estado da federação.

Todas as representações agem de forma independente, mas seguem as diretrizes definidas pelo grande grupo. As ações são articuladas por meio da presidência nacional e das presidências estaduais.

Qual o papel da sede nacional?

A Fundação Nacional em Brasília – DF mantém-se sempre em estreita interação com as filiais a fim de articular a execução dos objetivos que compõem seu plano de metas. Sua rotina se caracteriza pelo contato contínuo com todas as filiais de forma a municiá-las dos recursos financeiros necessários, de administrar com elas os problemas do dia a dia e a controlar o orçamento nacional.

Além dos recursos materiais, a sede nacional, por meio de seu corpo técnico e de parcerias com a área acadêmica, coordena o planejamento e a execução de projetos político-educativos voltados ao desenvolvimento da cidadania.

A Fundação Ulysses está vinculada a algum partido político?

A Fundação compartilha suas crenças com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.

Missão e objetivos da Fundação Ulysses Guimarães

Missão

Promover, por meio da atividade política, a transformação social, intermediando a busca da felicidade almejada pelo cidadão.

Objetivos

Despertar na sociedade a crença na política. Oportunizar a cada cidadão atuar como agente político, com ou sem mandato. Elevar o nível político de cada comunidade do território nacional. Formar e capacitar os cidadãos. Ativar o surgimento de novos líderes.

Principais ações

  • Concepção, implantação e aperfeiçoamento do Programa de Formação Política do cidadão.
  • Estabelecimento de parcerias com instituições de educação renomadas.
  • Elaboração de conteúdos sobre política, economia e cidadania.
  • Publicação de estudos voltados ao campo das ciências políticas, econômicas e sociais.
  • Formação específica para mulheres.
  • Formação específica para a juventude.
  • Formação específica para gestores públicos municipais.
  • Formação específica para a cidadania.
  • Manuais de orientação específicos para transição partidária e para mediadores dos cursos de Formação Política e para oradores.
  • Oferta de cursos gratuitos.
  • Produção e distribuição de materiais de formação política.
  • Aperfeiçoamento dos processos de organização partidária.
  • Capacitação de gestores públicos e dos quadros partidários.
  • Realização de seminários.
  • Realização de pesquisas de opinião pública.
  • Desenvolvimento e implementação de diferentes canais de discussão das indagações político-sociais.
  • Aproximação dos diferentes grupos sociais.
  • Democratização do conhecimento.