Gritaria e bate boca no Supremo Tribunal Federal, em sessão que irá decidir sobre Moro


Clima pesado entre Juízes do STF

Tensão e clima pesado nesta quinta (22), durante  julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF),  em lados opostos, Luís Roberto Barroso bateu boca com Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, e a sessão acabou interrompida pelo presidente Luiz Fux em meio a gritos.

No julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que já formou maioria para manter a decisão que considerou o ex-juiz federal Sergio Moro parcial ao julgar Lula, Barroso e Lewandowski se desentenderam inicialmente sobre os efeitos da Operação Lava Jato para o Brasil. Ao final, o ministro discutiu ainda com Gilmar Mendes sobre questões processuais.

A tensão ficou maior ainda quando, ao final da sessão, Gilmar, que já havia votado, pediu a palavra e, em uma indireta a Barroso, afirmou que, quando foi vencido em um voto sobre o encaminhamento da suspeição do Moro, se “submeteu a isso”.

Para ele, a decisão dada previamente na Segunda Turma prevalecia e não deveria ter sido levada ao plenário. “Se os dois órgãos têm o mesmo nível hierárquico, um não pode atropelar o outro. Quem tem que decidir tem que ser um terceiro imparcial”, argumentou Barroso. “Talvez isso exista no código do russo. Aqui, não”, rebateu Gilmar.

A sessão foi encerrada pouco depois das 19h sob gritos do Ministro Barroso, revoltado com o uso do termo “moralismo”, dizendo que Gilmar “manipulou a jurisdição”.