INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho


O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado para até o dia 10 de julho. A portaria foi publicada hoje, 22, no Diário Oficial da União (DOU) e explica que o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS será por fases e com previsão para o dia 13 de julho.

O atendimento remoto segue até dia 10, sexta-feira, e na segunda-feira, 13 já começam os atendimentos presenciais na primeira fase, dos serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Importante lembrar que é necessário fazer o agendamento. Para qualquer dos serviços, o segurado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS, em comunicado.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu INSS e telefone 135).

Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua nas agências enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.

Retomada do atendimento nas agências

A retomada do atendimento considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil, que deverão oferecer condições mínimas de segurança sanitária.

Elas também deverão observar as regras de isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico para o adequado distanciamento social, as medidas de limpeza e desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

De acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Agência Brasil