Ituiutaba abre nesta quinta-feira, 4, a nova etapa dos Fóruns Regionais


Programação extensa, direcionada à população e gestores públicos, foi preparada por mais de 40 órgãos do Governo de Minas Gerais – Foto: Frederico Maru

A cidade de Ituiutaba, no Pontal do Triângulo, recebe nesta quinta-feira (4/5) as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo. Estudantes, micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, servidores públicos das prefeituras da região, câmaras municipais e a população em geral estão convidados a participar do evento que será realizado no edifício da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitário, de 8h às 17h.

A superintendente de Planejamento da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Juliana de Lourdes Fonseca, destaca a grande adesão das secretarias e instituições do Governo de Minas Gerais à proposta da nova fase dos Fóruns Regionais, que reforça a política de descentralização das ações implantada pelo governador Fernando Pimentel.

“Todos os órgãos públicos estão mobilizados para levar o dia a dia das atividades do Estado para perto da população, fazendo com que a informação sobre a atuação deles chegue aos cidadãos”, acentua Juliana.

A extensa programação desta etapa dos fóruns envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para os territórios de desenvolvimento.

O espaço da Uemg em Ituiutaba vai abrigar estandes onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, assim como disponibilizar serviços à sociedade.

Atendimento ao consumidor

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por exemplo, terão sala exclusiva que vai funcionar como agência de atendimento.

O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas e tarifas e requisitar religação. Os prefeitos que estiveram na cidade terão atendimento específico.

Durante a programação, a Cemig também pretende distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor.

Além disso, as pessoas vão conhecer uma maquete do sistema elétrico que simula o consumo de energia e aprender um pouco sobre segurança e os novos canais de atendimento virtuais.

Ação das polícias

O público que for ao evento dos Fóruns Regionais também vai saber mais sobre as ações das Policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, além de receber orientações sobre prevenção à violência e às drogas.

A estrutura montada pela Polícia Civil vai oferecer uma lista enorme de serviços aos cidadãos, como a emissão da Carteira de Identidade, Atestado de Antecedentes e registro de ocorrências de qualquer natureza.

No mesmo local, o Detran vai disponibilizar consulta do IPVA e emissão de guia, requerimento de certidão negativa de propriedade do veículo, alteração de endereço, consulta sobre a situação do veículo, multa e pontuação na carteira, solicitação de CNH, entre outros.

Segundo a delegada Carolina Bechelany, da Assessoria de Planejamento Institucional da Polícia Civil, a corporação está mobilizada nos preparativos das atividades dos Fóruns Regionais.

“A Polícia Civil entende a importância dessa nova fase dos fóruns e tem se envolvido efetivamente para viabilizar as ações. Queremos mostrar para a população os serviços que a polícia pode prestar e o que tem sido feito na região”, afirma a delegada.

A base móvel comunitária da Polícia Militar também estará no local, distribuindo dicas de segurança, recebendo registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.

Quem for ao Campus Universitário vai encontrar também o caminhão da Ciência, do Programa Ciência em Movimento (PCM) da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caminhão leva conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular.

Paralelamente, serão realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária e cadastramento de artesãos.

Empreendedorismo

O empreendedorismo terá posição de destaque nos eventos dos Fóruns Regionais de Governo pelo alto potencial de geração de emprego e renda.

Durante o encontro em Ituiutaba haverá um espaço de referência para o empreendedor e os gestores públicos, reunindo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi/MG) e o Sebrae/MG.

No local, micro e pequenos empresários, contadores, prefeitos, representantes das secretarias municipais da Fazenda, de sindicatos e lideranças empresariais vão poder obter informações e orientações sobre, por exemplo, o processo de registro e legalização de empresas.

O público ainda poderá participar das palestras sobre a Junta Digital, Sala Mineira do Empreendedor, Minas Fácil Digital e boas práticas municipais para a melhoria do ambiente de negócios.

No estande da Jucemg, o prefeito ou representante da prefeitura também poderá firmar parcerias para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em seu município.

“Estaremos em todos os territórios com os Fóruns Regionais. É uma oportunidade para captar novos municípios para a integração dos nossos serviços”, afirma Gabriel Tavares, gerente de Integração da Jucemg, acrescentando que a meta da Junta é implantar a Sala Mineira do Empreendedor em 300 cidades mineiras até 2018.

Capacitação, palestras e roda de conversa

Todas as secretarias de Estado estarão com estandes e ações direcionados à sociedade e aos gestores públicos. Uma das atividades da pasta da Educação é a roda de conversa com jovens e adolescentes que vai debater os temas “Educa e Empodera as Minas” e “Jovens Meninas e a Violência de Gênero”.

As secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Desenvolvimento Agrário (Seda), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) prepararam palestras e oficinas para agricultores familiares, lideranças do setor agrícola e movimentos sociais ligados ao segmento.

Já os funcionários dos Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) estão convidados a participar de encontro com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) para falar sobre a busca ativa de vagas de emprego.

Outro assunto em debate será o tema “Minas, o lugar certo para inovar”, que estará na pauta da reunião de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) com o colegiado executivo dos Fóruns Regionais.

Diversas ações serão exclusivamente voltadas para prefeitos e vereadores, como a capacitação dada pela Subsecretaria de Assuntos Municipais (Subseam) sobre consórcios, convênios e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc).

Ainda consta da programação orientação aos gestores municipais sobre a conferência da Promoção da Igualdade Racial.

Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), preparou informações, para a comunidade LGBT e a população, relacionadas ao decreto estadual que garante respeito ao nome social de transexuais, travestis e transgêneros.

Serviço: Nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo

Cidade: Ituiutaba, Triângulo Norte

Data: 4 de maio de 2017

Local: edifício da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário.

Endereço: Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, S/N.

Horário: 8 às 17 horas (atendimento ao público, funcionamento dos estandes e das feiras).

Horário específico: somente para palestras, oficinas, workshop (clique aqui para saber a programação)