Juíza interroga três acusados do processo “mensalão mineiro”


A juíza Lucimeire Rocha, da 9ª Vara Criminal, interrogou hoje mais três acusados de participar de desvio de verbas e lavagem de dinheiro para beneficiar a candidatura de E.B.A. ao governo de Minas Gerais em 1998. O crime ficou conhecido como “mensalão mineiro”, e foram acusados políticos, empresários, membros do governo e publicitários.

M.V.F.S., C.M.P. e R.H, ouvidos nesta sexta, fazem parte de um dos processos desmembrados e são acusados de participação como sócios das agências de publicidade DNA e SMP&B. De acordo com a denúncia, as agências foram responsáveis por quatro eventos esportivos de onde foram desviadas as verbas para a campanha do então governador E.B.A.

Outros acusados

Somente E.B.A. foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão pela juíza Melissa Pinheiro Costa Lage Giovanardi. O processo dele, que tinha sido desmembrado dos demais quando o acusado tinha foro privilegiado por ser senador da República e retornou para a Justiça comum em 2015, agora está em fase de recurso da sentença no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele foi condenado em primeira instância em abril de 2016.

Quanto aos outros réus, o processo foi desmembrado por núcleos de participação no crime. Os outros acusados pelo crime são R.C. e L.W.L.F., que estão em um dos processos desmembrados por serem, à época dos fatos, os diretores da Comig. Também há outro processo para o réu E.P.G.N., secretário adjunto de Comunicação Social naquela ocasião. Os três já foram interrogados e aguardam sentença. Houve, ainda, a extinção da punibilidade do acusado F.M.S., por óbito.

Já o réu J.A.B. teve seu processo redistribuído ao TJMG, por ter sido nomeado secretário de estado da Fazenda, fazendo jus a foro privilegiado.

O ex-senador C.S.A., que teve o foro privilegiado reconhecido quando foi senador, mas que agora, sem mandato, voltou a responder ao processo na Justiça comum, aguarda recurso do TJMG, que analisa se houve suspeição da juíza, quando sentenciou o ex-governador. No processo dele, falta ainda ouvir uma testemunha e interrogá-lo.

Veja a movimentação do processo 0892261-80.2016.8.13.0024.

Ascom TJMG