Mais restrito – avanço da Covid-19 volta a alterar horário do comércio não essencial em Uberlândia


A partir desta sexta-feira, 5, Uberlândia volta a ter restrições mais severas no funcionamento do comércio devido ao avanço dos casos de Covid-19. As atividades não essenciais sofrerão alterações e, além disso, haverá proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por meio remoto (e-commerce), das 18h às 5h, em estabelecimentos de quaisquer naturezas.

Conforme coletiva realizada nesta quarta-feira (3) pelo Comitê de Enfrentamento à doença, o aumento do número de casos confirmados de Covid-19 na cidade nos últimos dias, além da crescente taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI destinados ao tratamento da doença, levou a Prefeitura de Uberlândia, a alterar o Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas durante a pandemia.

O secretário de saúde, Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha ressaltou o seguinte:

“Esse aumento dos casos é reflexo das confraternizações de fim de ano. Fizemos o alerta no início de dezembro. Estamos com uma média de 3.500 novos casos por semana e hoje temos mais de 140 pessoas internadas. Se continuar assim, daqui a pouco haverá uma saturação dos leitos de UTI. Iremos fazer uma análise, nos próximos 10 dias, para ver se ocorre uma desaceleração do contágio.”

Punição

Também ficou definido pela nova deliberação que o estabelecimento, local ou imóvel que descumprir as normativas e medidas estará sujeito às penalidades administrativas de interdição imediata. As penalidades seguirão uma graduação, sequencial, a cada ocorrência, sendo: 10 dias de interdição na primeira ocorrência, depois mais 15 dias em caso de reincidência. Se houver uma terceira ocorrência de descumprimento, o prazo será para enquanto perdurar a deliberação.

Vamos ver como vai ficar o quadro nos próximos 10 dias a partir de amanhã, dia 5.

1
– COMÉRCIOS EM SHOPPINGS E GALERIAS, PÁTIOS E CORRELATOS
De segunda a sexta-feira
10h às 18h
fechados aos fins de semana e feriados

2
COMÉRCIO DO HIPERCENTRO
Segunda a sexta-feira
9h30 às 18h
fechados aos fins de semana e feriados

COMÉRCIO NOS BAIRROS
Segunda a sexta-feira
9h30 às 18h
fechados aos fins de semana e feriados

3
RESTAURANTES, PIZZARIAS, PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO, BARES E CONGÊNERES
Segunda a sexta-feira
11h às 18h
fechados aos fins de semana e feriados
Podem funcionar para entrega

4
SALÕES DE BELEZA, BARBEARIAS E CLÍNICAS DE ESTÉTICA E BRONZEAMENTO
Segunda a sexta-feira
8h às 18h
fechados aos fins de semana e feriados

5
LANCHONETES
Segunda a sexta-feira
até 18h
fechados aos fins de semana e feriados

6
LOJAS DE CONVENIÊNCIA, SITUADAS OU NÃO EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Todos os dias
6h às 23h

7
ATIVIDADES DE ENSINO
Segunda a sexta-feira
até 22h

8
EVENTOS SOCIAIS E CORPORATIVOS
*PROIBIDOS todos os dias

9
ACADEMIAS E ESTABELECIMENTOS VOLTADOS À PRÁTICA ESPORTIVA
segunda a sexta-feira
até 18h
fechados aos fins de semana e feriados

10
BEBIDAS ALCOÓLICAS
*PROIBIDA comercialização no período de 18h às 5h

11
CLUBES
segunda a sexta-feira
até 18h
fechados aos fins de semana e feriados

12
PENALIDADES
Primeiro descumprimento: interdição imediata e por mais 10 dias de funcionamento;
Segundo descumprimento: interdição imediata e por mais 15 dias de funcionamento;
Terceiro descumprimento: interdição imediata e enquanto perdurar o estado de calamidade pública na cidade.

Posicionamento Aciub

O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub, Paulo Romes Junqueira, manifestou “profunda preocupação com as consequências desta medida”. Segundo ele, a atitude não se comprovou eficiente em nenhum lugar do mundo e cidades brasileiras que foram por este caminho, nos últimos dias, estão revendo as medidas tomadas. A instituição entende que a restrição de horários tem efeito contrário e provoca maior aglomeração nos estabelecimentos. E reforça a preocupação no sentido de que o vírus já está espalhado pela cidade, sendo necessário, avaliar outras medidas, como o reforço dos leitos e atendimento, pois infelizmente temos que enfrentar esta pandemia como um fato já instalado e presente por toda a cidade, e mundo afora.

“Mais uma vez destacamos a importância da preservação da saúde e da vida, mas discordamos veementemente desta medida de restringir o trabalho das pessoas, que precisam dele para seu sustento e das famílias. A certeza que temos é que esta medida irá agravar a situação das empresas e que muitas não suportarão esta restrição, tendo que fechar suas portas.”

CDL

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) publicou nota dizendo ter sido surpreendida com o anúncio do Núcleo Estratégico. Segundo a instituição, as verdadeiras responsáveis pela atual situação epidemiológica da cidade são as aglomerações e festas clandestinas pouco fiscalizadas e sem punição adequada, porém, a culpa recai sobre as atividades econômicas.

Abrasel

Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Regional Triângulo Mineiro repudiou a deliberação do comitê afirmando que a medida foi tomada de forma unilateral e trará impactos negativos para o setor, agravando a crise financeira e gerando desemprego. O documento diz, ainda, que os dados apresentados não indicam que o aumento do índice de contaminação esteja ligado ao segmento, e ignora as aglomerações causadas por festas clandestinas.