Meio milhão de máscaras produzidas em unidades prisionais são distribuídas


Equipamentos de proteção contra covid-19 atenderam população de 12 municípios; mais itens serão disponibilizados

Alertar a população sobre a necessidade do uso contínuo de máscaras de proteção é o objetivo da Campanha de Conscientização e Distribuição de Máscaras do Plano Minas Consciente, do Governo de Minas, no enfrentamento à covid-19. 
 
Balanço indica que 500 mil máscaras produzidas por detentos de unidades prisionais do estado foram distribuídas, até o momento, para a população de 12 municípios nos meses de maio e junho. E a previsão é de que mais meio milhão de itens sejam distribuídos nos próximos meses em outras cidades.
 
A produção tem sido realizada desde abril de 2021, quando detentos de unidades prisionais das mais variadas regiões de Minas Gerais começaram a produzir máscaras de proteção individual. Galpões se tornaram verdadeiras fábricas repletas de linhas, tecidos e máquinas espalhadas por toda parte. Atualmente, a produção acumulada soma quase seis milhões de unidades fabricadas. 
 
Parcerias
 
A iniciativa atrai muitas empresas e instituições públicas, que se tornaram parceiras e vêm doando insumos para a confecção das máscaras. 
 
Os itens são  distribuídos prioritariamente para as forças de segurança, que seguem com seu trabalho de forma ininterrupta, e também para hospitais, asilos e servidores municipais de prefeituras que possuem parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
 
Para o diretor de Trabalho e Produção do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Paulo Duarte, poder participar da campanha com o Governo de Minas, a Fundação João Pinheiro e demais instituições tem despertado em todos o sentimento de cooperação, responsabilidade social e, para os internos, reintegração social.
 
“É muito valoroso para nós, como servidores públicos e policiais penais, perceber que podemos fazer a diferença além dos muros das unidades. Os detentos ficam satisfeitos em ajudar a sociedade e contribuir de alguma forma neste momento tão difícil para todos”, detalha. Segundo Paulo, a produção fabril continua para que mais máscaras possam ser distribuídas para a população. 
 
Até o momento, a distribuição das máscaras por meio da campanha ocorreu em Belo Horizonte, Araçuaí, Capelinha, Contagem, Curvelo, Diamantina, Manhuaçu, Ouro Preto, Paracatu, Patos de Minas, Ponte Nova, Unaí e Vespasiano. 
 
Além da Sejusp, por meio da Polícia Penal, participam da campanha a Fundação João Pinheiro, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Empresa Mineira de Comunicação.
 
Outras ações e iniciativas de distribuição também têm sido realizadas pela Polícia Penal, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e demais instituições parceiras em outros municípios mineiros. 

Fonte: Agência Minas