Minas terá primeiro laboratório-fábrica de terras raras do hemisfério Sul

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Estrutura que vai permitir criação e industrialização de produtos tem funcionamento previsto para 2022

Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) terminou as obras do LabFabITR, o primeiro laboratório-fábrica de ímãs e ligas de terras-raras do hemisfério sul, localizado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A próxima fase dos trabalhos será de comissionamento dos equipamentos. A etapa começa em setembro e deve ser finalizada até dezembro de 2021. 

A previsão é de que o comissionamento da planta, que permite seu funcionamento, ocorra no primeiro trimestre de 2022. Com a estrutura concluída, a empresa busca um operador privado para o empreendimento.

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, destaca que a instalação oferece uma série de oportunidades. “O investidor terá acesso a um espaço único na região, inteiramente planejado para oferecer recursos de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial nas aplicações dos elementos de terras-raras. É uma cadeia produtiva com enorme potencial comercial e, certamente, atrairá o interesse de empresas dispostas a explorar esse ativo”, frisa.

O chamamento público para investidores, assim como a modalidade de alienação, será anunciado até outubro deste ano. As informações serão disponibilizadas no site da Codemge

Laboratório-fábrica   

O LabFabITR agrega laboratório de ponta e uma linha de produção fabril. Sua estrutura permite disponibilizar serviços que abrangem desde a criação de um novo produto até a sua industrialização, seja na forma de protótipo ou por meio da produção em pequenos lotes. A capacidade produtiva foi projetada para 23 toneladas/ano, podendo chegar a 100 toneladas/ano em uma década de operação.

Empresas interessadas em parcerias para o desenvolvimento de ímãs permanentes de terras-raras ou em investir no negócio podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected]. Outras informações sobre o empreendimento estão disponíveis neste link.  

Histórico

Criado em 2015, como iniciativa de tecnologia da Codemge, o LabFabITR tem potencial de suprir parte da demanda nacional por ímãs sinterizados de neodímio-ferro-boro (NdFeB), componentes utilizados em equipamentos como veículos e geradores elétricos de alta eficiência. As obras começaram em dezembro de 2017 e foram concluídas em junho de 2021, em um terreno de 9.645 metros quadrados, em Lagoa Santa, de propriedade da companhia.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, estimulando um ambiente de eficiência, simplificação e sustentabilidade. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio. 

Fonte: Agência Minas

LEIA TAMBÉM!