Novo presidente do Inep é nomeado nesta sexta-feira (17)


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem um novo presidente. Alexandre Lopes foi nomeado nesta sexta-feira (17) para assumir o lugar do delegado da Polícia Federal Elmer Coelho, que pediu demissão nesta quinta-feira (16).

O Inep é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e é responsável pela realização de várias provas da educação, entre elas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bacharel em direito pela Universidade de Brasília, Lopes também é engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O novo presidente do Inep ocupa cargos públicos desde 2006.

Uma das funções cumpridas por ele foi a de diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República em janeiro deste ano. Lopes também trabalhou no governo do Distrito Federal como subsecretário de Políticas Públicas na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais.

Desde janeiro, o Ministério da Educação vive uma crise. Nesse período, o MEC já teve que passar por bloqueios orçamentários em universidades federais, disputa interna entre grupos e trocas de cargos, incluindo a queda do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que deixou o comando da pasta em abril.

Lopes é o 4º ocupante da presidência do Inep desde o início do ano. Por lá já passaram Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer, Vinicius Rodrigues, que a substituiu, além de Vicenzi, que tinha sido anunciado recentemente pelo ministro Abraham Weintraub.

Agência do Rádio Mais