Operação Monturo investiga desvio de verbas no setor da limpeza urbana em Uberaba


A Polícia Federal (PF) fechou o Centro Administrativo de Uberaba nesta quinta-feira, 28, durante a Operação Monturo, que investiga desvio de verbas públicas no setor da limpeza urbana, com suposto envolvimento de pelo menos cinco secretários da prefeitura.

As investigações apontam uso de “laranjas”. Denúncias de superfaturamento, fraude à licitação, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva estão sendo apuradas.

Cinco servidores, inclusive secretários, são alvos das investigações. Até o momento, ninguém foi preso.

Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão no Centro Administrativo, mas casas de cinco servidores e em sete empresas. O nome da operação (Monturo) significa monte de lixo, aglomeração de coisas velhas e descartadas; montureira; lugar onde se deposita o lixo.

Cerca de R$ 50 mil foram apreendidos na residência de um dos investigados, mas o nome não foi informado pela Polícia Federal.

Segundo o delegado responsável pelo caso, será apurada a participação dos proprietários das empresas no esquema para desvio de recursos públicos. Por enquanto, ainda não há estimativa do volume de recursos que teriam sido desviados em Uberaba.

Os servidores investigados não foram afastados. A Prefeitura afirma que irá analisar situação antes de tomar decisão.