Parlamentares visitam escola especial de Ituiutaba que pode encerrar turma em 2018


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar, nesta terça-feira, 14, a Escola Estadual de Educação Especial Risoleta Neves, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. A visita, marcada para 13h, tem o objetivo de conhecer e entender as preocupações da comunidade escolar e dos moradores da cidade em relação à proibição, do governo estadual, de que sejam feitas novas matrículas.

Isso porque, segundo denúncia, desde 2016 não é autorizado o registro de novos alunos, o que tem resultado na queda do número de estudantes. O deputado estadual Elismar Prado fez um requerimento em 2015 endereçado à ALMG, mostrando que, em 2015, a escola contava com 230 alunos, e agora seriam 98 estudantes. O documento ainda afirma que há a previsão de que um dos turnos seja fechado em 2018.

A política de inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino prevê que tais estudantes sejam gradualmente integrados às escolas regulares e, por isso, as matrículas nas escolas especiais não têm sido mais aceitas. Para o autor do requerimento, “é preciso também garantir atendimento específico e, como se sabe, muitas escolas ainda estão se preparando para esse atendimento”.

A escola fica na Avenida Minas Gerais, 2701 – Bairro Santa Maria.