Prefeito recebe proposta de parceria para projeto de economia de energia e água na rede pública


O prefeito Paulo Piau de Uberaba e a secretária de Projetos e Parcerias, Ângela Dib, receberam nesta semana, o diretor da empresa ESCO, Adalberto Rezende, que apresentou um Programa de Economia no Uso da Água e da Energia para a gestão pública municipal.

A empresa atua na racionalização do uso dos insumos energéticos (energia, água, efluentes, refrigeração, aquecimento, etc), aportando integral tecnologia e capital para implantar soluções para gerar economias.

Para a secretária, o ponto mais importante é que a parceria se fará por meio de um Termo de Performance, no qual a prefeitura não terá compromisso com investimentos. “As ações integradas para o uso racional e eficiente dos insumos, são autossustentadas tecnológica e financeiramente pela empresa”, comenta.

E explica que o trabalho consiste na elaboração de um diagnóstico vislumbrando medidas a serem implementadas com realização de obras, automação, aquisição e instalação de equipamentos que proporcionem redução de custos e economia de insumos água, efluente e insumos. “O prefeito ficou muito satisfeito com a proposta e pretendemos, com isso, colocar Uberaba na rede de Cidades Eficientes, implementando o programa”, diz.

A empresa fará um estudo para saber como a implantação do projeto poderá ser viabilizada. Haverá, neste primeiro momento, foco nas escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde. “Quando conseguirmos reduzir os gastos, poderemos aplicar os recursos que sobraram nas políticas públicas municipais e em outros projetos que necessitem de recursos financeiros”, completa. Atualmente, a empresa trabalha com muitas empresas privadas e mais três cidades do Brasil, na esfera pública.
Estiveram presentes também na reunião o superintendente da Seppar, Antônio Cláudio, além de Maciel Tavares, da empresa Enersol, o procurador adjunto municipal, André Estevam e Luiz Carlos Barbassa, do Codau e Luís Antônio Laurentino, responsável pela iluminação pública (Secretaria de Serviços Urbanos).

Secom/PMU