Prefeitura de Campina Verde realiza Ação Preventiva no Combate a Tuberculose


Mais uma ação da Secretária de Saúde de Campina Verde, desta vez em prol do combate a tuberculose. A equipe de agentes de saúde juntamente com os enfermeiros Leonardo Tostes, Lucivânia Damasceno, Tânia Mara e Silvia Damasceno, assistidas pelo Coordenador da Atenção Primária Frederico Freitas Severino Ribeiro realizam mensalmente campanhas que vem auxiliando os munícipes quanto ao tratamento e diagnóstico precoce de varias doenças.

A ação desta vez é no combate a tuberculose, de acordo com o enfermeiro Leonardo Tostes, estão sendo orientados os transeuntes que passam pela Rua 26, esquina com a Avenida 13 nesta sexta-feira 24 de março. Entre os vários sintomas apresentados pela tuberculose podemos destacar, tosse seguida de sangue, suor noturno, cansaço, dor no peito, falta de apetite, perda de peso entre outros. Vale ressaltar que ao perceber qualquer um desses sintomas as pessoas devem procurar um PSF (Programa da Saúde da Família), todos os exames são gratuitos e são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Nas abordagens os agentes de saúde estão entregando um folder explicativo quanto ao que vem a ser a doença, seus principais sintomas, como devemos prevenir e também informações quanto ao seu tratamento.

Segundo o Coordenador das ações de prevenção Frederico Ribeiro, todos os meses é preparado uma escala quanto as ações que serão praticadas. Só para se ter uma idéia, neste mês de março já foram realizadas, ações e palestras em comemoração ao dia internacional da mulher, ações nas escolas e também no Asilo Padre João Anesi.

Segue abaixo o folder com as informações sobre o que vem a ser a tuberculose, seus sintomas, causas e tratamentos.

Prefeitura Campina Verde