Prefeitura de Ituiutaba lança programa para diminuir analfabetismo


De acordo com informações registradas no último Plano Municipal Decenal de Educação – PMDE realizado em 2016, existem aproximadamente 7 mil pessoas nas condições de analfabetismo no município. Para diminuir este número, a Secretaria de Educação, da Prefeitura de Ituiutaba, lançou nesta quarta-feira, 5, a versão 2017 do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA.

No discurso de abertura, o Prefeito Fued Dib demonstrou otimismo, dizendo acreditar na eficácia e alcance do Programa. “São iniciativas e ações desta natureza, que a cada dia prosseguimos com o objetivo de trabalhar na construção de um futuro melhor para todos. Tenho dito e solicitado aos nossos secretários, funcionários e colaboradores sobre a necessidade da dedicação, empenho e compromisso diante das nossas responsabilidades assumidas desde o início de nosso atual governo. E assim será todos os dias durante a gestão. Podem contar conosco”, disse o Prefeito Fued.

O lançamento do PMDE, ocorreu na Escola Municipal Professor Idelfonso Mascarenhas da Silva. Compareceram o Prefeito Fued José Dib; os Secretários Municipais de Governo, José João Dib Neto; de Educação, Profa. Edmar Franco Borges Paranaíba, e de Desenvolvimento Social, Renato Silva Moura.

Atualmente existem 396 alunos matriculados no PEJA, sendo que 180 ingressaram este ano. As aulas são ministradas em salas localizadas nos quatro Centros de Referência e Assistência Social de Ituiutaba-CRAS. Existe ainda uma sala para essa finalidade na Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena, na Vila Miisa, região rural do Sucuri e outra na APAC para atender aos apenados. O objetivo é alfabetizar os alunos para o aprendizado de 1º ao 5º ano.

Os alunos matriculados no Programa, também registraram presença no evento de lançamento. O público presente pode conferir apresentações de outros alunos da Escola Municipal Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Ipiranga.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é parceira do Projeto e não mediu esforços na busca, mobilização e cadastramento dos alunos. Essa ação possibilitou a implantação de várias salas de aula, sendo que em cada CRAS foi montada uma sala, além das escolas municipais. “Acreditamos que a inclusão social passa pelo processo de educação, por isso estamos nessa parceria com a pasta da educação, num esforço conjunto a fim de reduzir o índice de analfabetismo em Ituiutaba”, disse o Secretário Renato Moura.

ASCOM